Estado de São Paulo está sob risco de fortes chuvas, segundo Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de chuvas intensas para as próximas 24 horas em diversas partes do país. O estado de São Paulo está dentro deste alerta, especialmente o litoral norte. Aliás, as chuvas podem chegar a 100mm por dia, e os ventos serão fortes com velocidade entre 60 a 100km/h.

Ademais, a Agência Brasil afirma o seguinte “Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Em síntese, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda”.

Lista completa de regiões sob risco de chuvas fortes:

Em conclusão, não é somente o estado de São Paulo que sofre risco de chuvas fortes. Aliás, confira a lista completa:

– Centro Goiano

– Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba

– Leste Goiano

– Central Mineira

– Sul Cearense

– Centro Sul Baiano

– Vale São-Franciscano da Bahia

– Sudeste Piauiense

– Sertões Cearenses

– Sul Goiano

– Vale do Rio Doce

– Central Espírito-santense

– Leste Maranhense

– São Francisco Pernambucano

– Centro-Norte Piauiense

– Nordeste Mato-grossense

– Noroeste espírito-santense

– Vale do Mucuri

– Norte de Minas

– Sertão paraibano

– Sul Baiano

– Oriental do Tocantins

– Jequitinhonha

– Sul/Sudoeste de Minas

– Ribeirão Preto

– Sudeste Mato-grossense

– Norte Goiano

– Metropolitana de Belo Horizonte

– Ocidental do Tocantins

– Sudoeste Piauiense

– Centro Norte Baiano

– Araraquara

– Extremo Oeste Baiano

– Centro-Sul Cearense

– Litoral Norte Espírito-santense

– Noroeste Goiano

– Sertão Pernambucano

– Oeste de Minas

– Noroeste de Minas

– Centro Maranhense

– Norte Piauiense

– Norte Maranhense

– Sul Maranhense

– Distrito Federal

– São José do Rio Preto

– Zona da Mata

– Norte Mato-grossense

– Jaguaribe

– Oeste Maranhense

– Campinas

– Noroeste Cearense

Previsão do tempo para a capital paulista

Ademais, segundo um o CGE, a formação de um ciclone subtropical deve trazer elevados volumes de chuva para o litoral norte paulista e parte da região metropolitana de São Paulo.

Além disso, o instituto ainda completa “O final de semana será marcado por sol entre nuvens, o que favorece a elevação da temperatura no período da tarde. No sábado (17), mínima de 17 °C e máxima por volta dos 27 °C nas horas de maior aquecimento. Entretanto, há previsão, ainda que remota, de pancadas isoladas de chuva, porém com baixo potencial para a formação de alagamentos. Já os índices de umidade sofrem ligeiro declínio, com valores entre 50% e 95%.”

Entretanto, no domingo, a chance de chuva na forma de pancadas isoladas a partir da tarde passa a ter maior probabilidade. Já o sol aparece na maior parte do dia e permite que as temperaturas se elevem. Agora, na madrugada, os termômetros giram em torno dos 18 °C e no período da tarde a máxima chega aos 27 °C, com taxas mínimas de umidade do ar entre 55% e 95%.

Parque Ibirapuera é fechado na última tempestade

Anteriormente, após as fortes chuvas que atingiram a capital paulista no dia 8 de janeiro, o Parque Ibirapuera permanece fechado. Ademais, a estrutura metálica que estava na Marquise do parque caiu e quatro pessoas ficaram feridas.

Contudo, conforme a empresa responsável pela administração do local, a Urbia, a energia foi reestabelecida durante a madrugada. No entanto, o Parque Ibirapuera permanece fechado, e ainda não há uma previsão de reabertura. A expectativa é que isso aconteça ainda nesta terça-feira (9). Além disso, segundo a Defesa Civil, o estado registrou 300 quedas de árvores, sendo 200 só na capital paulista. Ademais, a Zona Sul, região mais atingida, registrou ventos de 77km/h.

Agora, falando do transporte público, a Estação Aeroporto-Guarulhos da Linha 13-Jade da CPTM teve parte do telhado arrancado. No entanto, uma das plataformas estava completamente interditada até a manhã desta terça-feira (9).

Leia também: Carnaval em SP aumenta em 10% as vendas do comércio

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados