O Aerosmith anunciou sua aposentadoria dos palcos nesta sexta-feira (2). Em nota publicada nas redes sociais, a banda comunicou o cancelamento da turnê de despedida “Peace Out” e explicou que tomou a decisão devido à saúde do vocalista Steven Tyler, que fraturou a laringe no ano passado.
Mas o que aconteceu exatamente com o vocalista? Confira abaixo os fatos em ordem cronológica:
O início do problema
Em suma, tudo começou no fim do ano passado, quando o grupo iniciou justamente sua última série de shows. Logo na terceira data do giro, no dia 9 de setembro, em Nova York, nos Estados Unidos, o cantor sentiu uma forte dor. Isso porque sofreu uma lesão nas cordas vocais e, por consequência, fraturou a laringe. Porém, até então, não parecia nada grave.
Logo depois da apresentação, encaminhou-se ao hospital. Devido ao problema, de início, a banda cancelou somente os próximos seis shows da agenda. “Estou com o coração partido em dizer que recebi ordens médicas para não cantar pelos próximos 30 dias. Sofri uma lesão vocal durante o show de sábado, que ocasionou um sangramento. Precisaremos adiar alguns shows para que possamos voltar e dar a performance que vocês merecem”, escreveu a estrela.
Adiamento da turnê
Contudo, o caso mostrou-se mais sério do que parecia. Por isso, em outubro, o Aerosmith veio a público comunicar que precisaria adiar todo o resto da turnê para 2024. Uma nota publicada à época dizia:
“Para os nossos fãs: infelizmente, a lesão vocal de Steven é mais grave do que inicialmente se pensava. O médico confirmou que, além dos danos nas cordas vocais, ele fraturou sua laringe, o que requer cuidados contínuos. Ele está recebendo o melhor tratamento médico disponível para garantir que sua recuperação seja rápida, mas dada a natureza de uma fratura, ele está sendo informado de que paciência é essencial. Como resultado, todos os shows serão adiados para 2024, com novas datas a serem anunciadas assim que tivermos mais informações.”
Por fim, o próprio vocalista ainda acrescentou:
“Estou com o coração partido por não estar lá com o Aerosmith, meus irmãos, e o incrível The Black Crowes [atração de abertura] curtindo com os melhores fãs do mundo. Prometo que voltaremos o mais breve possível!”
Remarcação dos shows
Então, em abril último, o Aerosmith confirmou que voltaria à estrada. Por meio das redes sociais, escreveram que estavam “emocionados” em anunciar as novas datas e que retomariam os compromissos no dia 20 de setembro em Pittsburgh, novamente com o The Black Crowes como abertura.
Cancelamento definitivo e aposentadoria do Aerosmith
Infelizmente, um mês antes da volta aos palcos, a banda revelou que não será possível continuar com a “Peace Out Tour”. Nesta sexta-feira (2), não só cancelaram oficialmente a excursão, como comunicaram sua aposentadoria.
“Sempre quisemos impressionar vocês ao nos apresentar. Como vocês sabem, a voz de Steven é um instrumento como nenhum outro. Ele passou meses trabalhando incansavelmente para levar sua voz para onde estava antes de sua lesão. Nós o vimos lutando, apesar de ter a melhor equipe médica ao seu lado.
Infelizmente, está claro que uma recuperação completa de sua lesão vocal não é possível. Tomamos uma decisão dolorosa e difícil, mas necessária – como uma banda de irmãos – de nos aposentar dos palcos de turnê”, destacaram.