No dia 4 de julho de 1995, o Foo Fighters lançou o seu primeiro disco. Homônimo, o álbum foi quase que inteiramente composto e gravado pelo líder Dave Grohl, que, no mesmo ano, juntou uma banda para divulgar o material. À época, a formação incluía Nate Mendel (baixo), William Goldsmith (bateria) e Pat Smear (guitarra).
Ao que parece, o grupo quer comemorar os 30 anos de estreia – mesmo que diante de um período conturbado, já que está afastado dos palcos desde a revelação da paternidade extraconjungal do vocalista, em setembro do ano passado, seguida pela demissão sem explicação do baterista Josh Freese.
Desde quarta-feira (18), o Foo Fighters tem feito postagens misteriosas nas redes sociais, com a hashtag #FF30. Basicamente, o perfil oficial da banda vem relembrando performances da época, assim como resgatando fotos e artigos do período. Além disso, um perfil na rede social Substack foi criado especialmente para a ocasião.
Ver essa foto no Instagram
Ainda não há nada confirmado. Mas, ao tocar em Seattle, nos Estados Unidos, em agosto do ano passado, Dave revelou que gostaria de celebrar os 30 anos do FF no local – o que levanta a possibilidade de uma turnê especial. Além disso, o frontman contou que, no aniversário de 20 anos do projeto, queria regravá-lo, o que não aconteceu.
Demissão de Josh Freese
Após dois anos na formação, Josh Freese foi recentemente demitido do Foo Fighters. No último dia 16 de maio, o baterista publicou que acabou desligado da banda sem explicações. Ele entrou no lugar de Taylor Hawkins, que morreu em março de 2022, e o anúncio de sua chegada aconteceu um ano mais tarde durante a transmissão “Preparing Music For Concerts”.
Até agora, ainda não há um substituto confirmado. Mas, a banda já divulgou uma série de apresentações para outubro, o que leva a crer que o novo baterista pode ter sido escolhido.


