Gilberto Gil fará turnê de despedida em 2025

Recentemente, cantor completou 82 anos de idade.

Após completar recentemente incríveis 82 anos, Gilberto Gil agora deve se preparar para realizar em 2025 uma turnê de despedida dos palcos.

As informações são do Estadão, confirmadas pela assessoria do artista. Segundo o jornal, Gil irá percorrer o Brasil em uma série de shows. Ademais, outros continentes estão incluídos nessa rota, como América do Norte e Europa

Até agora, o artista não oficializou publicamente seu adeus aos grandes espetáculos ao vivo.

Gilberto Gil

Em mais de 50 anos de estrada na música brasileira, Gilberto Gil já explorou diversas facetas da indústria sonora, bem como adentrou afundo em suas habilidades artísticas.

Aliás, seu último lançamento aconteceu em 2022, com o chamado “Em Casa Com os Gils”, apresentando 16 faixas. Contudo, ele também se prepara para aparecer no novo álbum de Hariel. Juntos, eles dividirão o microfone neste ano na faixa “Religião, Minha Ideologia“, segundo confirmado pela Billboard Brasil.

Sobre sua estreia na música, o primeiro álbum da carreira chegou ao mundo ainda na década de 60, com o chamado “Louvação”, que concentrava sua forma particular de musicar elementos regionais, como nas conhecidas canções “Procissão”, “Roda” e “Viramundo”.

Sobretudo, nesta época participou da tropicália, ou conhecido também como movimento tropicalista, envolvido por outros grandes nomes da MPB, como Gal Costa, Tom Zé e Nara Leão, que gerava descontentamento da ditadura militar por exaltar a liberdade artística.

Ao todo, Gilberto Gil tem 780 músicas e 2.525 gravações no banco de dados do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). Ademais, nos últimos cinco anos, contando a partir de 2022, mais de 70% dos seus rendimentos foram provenientes dos segmentos de TVs, Rádio e Shows, comprovando sua influência em diversos segmentos.

Fora da música, Gil já foi nomeado como Ministro da Cultura e ocupou o cargo entre os anos de 2003 e 2008. Contudo, até hoje faz questão de estar antenado com questões culturais e sociais. Em 2021, por exemplo, ganhou a nomeação de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Berklee, além de “imortal” pela Academia Brasileira de Letras (ABL).

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados