Gloria Estefan lançará, nesta sexta-feira (30), seu primeiro álbum totalmente em espanhol em 18 anos. Ao todo, a produção, intitulada “Raíces”, conta com 13 faixas inéditas escritas por Emilio Estefan Jr., marido e parceiro musical da cantora há quatro décadas.
Em entrevista à Billboard Español, publicada nesta quarta-feira (28), a cantora revelou que o vindouro projeto é uma “versão moderna” do clássico disco “Mi Tierra”. Lançada em 1993, essa foi a primeira coletânea de Estefan em espanhol. Na época em que foi disponibilizada, ela ficou 58 semanas no topo da parada musical Top Latin Albums.
Agora, Gloria retorna, literalmente, às suas raízes em um álbum recheado de salsa, bolero e “ritmos tropicais”. Uma amostra do projeto já pode ser vista por meio do single homônimo, “Raíces”.
Sobre a música inédita, a artista comentou: “Raíces’ tocou minha alma no primeiro momento em que a ouvi. Sendo uma virginiana, minha conexão com a natureza é forte, e vejo a vida como um jardim, com o amor como semente. Acredito que o que você cultiva com gentileza, paciência e fé um dia florescerá em alegria.”
Confira:
Outras canções que integram o projeto são: “Tan Iguales y Tan Diferentes”, “Te Juro” e “Mi Niño Bello (Para Sasha)”. Esta última é uma homenagem ao único neto da artista. “Desde que ele nasceu, tivemos uma relação muito bonita e próxima”, conta ela à Billboard. Para a gravação, a dona de “Conga” queria criar algo “bem clássico, uma canção de ninar cubana”.
Vale lembrar que o último disco feito na língua materna da cubana, “90 Millas“, foi disponibilizado em 2007. Na época, o álbum desempenhou bons resultados comerciais, liderando a parada Billboard Top Latin Albums por três semanas.
Sobre a decisão de voltar ao idioma de origem, Emilio refletiu: “[Quando começamos], lembro que as pessoas nos diziam que nosso som nunca daria certo e que deveríamos mudar nosso sobrenome. Mas entendemos o valor da nossa cultura e das nossas raízes. Quando Gloria chegou ao topo das paradas mundiais [cantando em inglês], corremos um grande risco e decidimos gravar “Mi Tierra”, um álbum que representou uma das nossas maiores vitórias.”