Para comemorar os 20 anos do álbum “American Idiot” (2004), o Green Day anunciou o lançamento de uma edição comemorativa. Em suma, intitulada “20th Anniversary Deluxe Edition”, a versão chegará no dia 25 de outubro e incluirá gravações inéditas.
Sobretudo, serão:
- 15 demos nunca lançadas;
- 15 faixas gravadas ao vivo em 2004 durante show no Irving Plaza em New York City;
- Outras 9 performances ao vivo;
- 14 canções antes disponíveis apenas como faixas bônus.
Aliás, a novidade sairá por meio de um box composto por 8 discos de vinil ou 4 CDs. Ademais, um encarte de notas escritas pelo jornalista David Fricke da Rolling Stone e pelo produtor Rob Cavallo complementará o material. 3 das canções mencionadas já estão disponíveis nas plataformas:
Além disso, o público terá acesso a um documentário de quase duas choras chamado “20 Years of American Idiot”. Ele ficará disponível em formato Blu-Ray, que contará também com o filme “Heart Like A Hand Grenade”, uma aparição no programa “Later with Jools Holland” e uma filmagem de show na BBC.
“No verão de 2004, o Green Day entrou em estúdio com Rob Cavallo para criar ‘American Idiot’, sem saber o que o futuro reservava. Eles eram audaciosos, rebeldes e estressados com a situação do país na época. ‘American Idiot’ foi criado como uma resposta ao bombardeio diário da mídia que o espalha por toda parte, deixando-nos insensíveis e cansados - cheios de temas que ainda soam verdadeiros hoje, mesmo 20 anos depois.
Quando gravaram este disco, não fazia ideia do impacto que teriam: 23 milhões de cópias vendidas, 6x platina, vários GRAMMYs, um musical da Broadway e muito mais”, diz comunicado.
Sobre “American Idiot”, do Green Day
O Green Day liberou “American Idiot” no dia 20 de setembro de 2004. Produzido por Rob Cavallo, o disco inclui os sucessos “Boulevard of Broken Dreams”, “Holiday”, “Wake Me Up When September Ends” e “Jesus of Suburbia”, além da faixa-título.