No dia 25 de novembro de 2016, The Weeknd lançava seu terceiro álbum de estúdio, intitulado “Starboy“. O título, aliás, é usado até hoje como um dos apelidos do astro canadense, que se consolidou como ícone pop através deste disco.
Assim sendo, confira abaixo os ápices desta era:
Números
Mesmo que o artista já estivesse sob alguns holofotes com a ajuda dos trabalhos passados, foi em “Starboy” que ele decolou. Primeiramente, a coletânea conta com algumas das faixas mais ouvidas de toda a discografia de The Weeknd, com a canção-título somando mais de 3 bilhões de reproduções no Spotify. Aliás, o álbum todo já ultrapassou a marca de 15 bilhões de plays na plataforma.
Comercialmente, o trabalho reinou na Billboard 200, parada musical que ranqueia os álbuns mais populares do momento. Ainda, levou um gramofone dourado do Grammy para casa pela categoria de “Melhor Álbum R&B Urbano”.
Influências
Acerca das influências que ajudaram na construção do sucesso do trabalho, The Weeknd citou David Bowie. “Eu simplesmente amo Bowie, acho que ele é o inventor definitivo“. Além disto, Abel afirmou que planejava trabalhar com Prince, o que não foi possível em razão da morte do dono de “Purple Rain” em 2016.
Parcerias
Na prática, o “Starboy” contou com a ajuda de outros nomes de peso da indústria. Começando por Daft Punk, o astro comentou: “A maneira como eles fazem música, a maneira como eles explicam, é muito cinematográfica.”
Contudo, Kendrick Lamar também apareceu no disco ao som de “Sidewalks”, além da aparição dos vocais de Lana Del Rey em “Stargirl Interlude”.
Turnê
Chamada “Starboy: Legend of the Fall Tour“, foi realizada no ano de 2017. Entre os destaques, está o palco dos espetáculos, que formava uma espécie de avião de origami, mas que também representava o formato de uma estrela futurista que conversava com o conceito artístico do álbum.
throwback to starboy tour in honor of 8 years pic.twitter.com/EbiSESKwDP
— ellie メ (@kisslandtwod) November 25, 2024
The Weeknd atualmente
Atualmente, The Weeknd se prepara para lançar seu sexto álbum de estúdio. Batizado “Hurry Up Tomorrow“, o projeto irá finalizar uma trilogia contida nas coletâneas “After Hours” (2020) e “Dawn FM” (2022). Em suma, ele está se despedindo de seu nome artístico para abraçar o nome de nascimento nos trabalhos futuros.
Até agora, três singles do vindouro disco se encontram disponíveis: “Dancing in the Flames”; “Timeless”, com Playboi Carti; e “São Paulo”, com Anitta. Ainda não há informações sobre o lançamento do álbum.