Nesta terça-feira, dia 26 de novembro, completa um ano do último show de Taylor Swift no Brasil. A popstar passou por aqui com a “The Eras Tour” e, ao todo, fez seis apresentações: três no Rio de Janeiro, no estádio Nilton Santos, e a outra metade em São Paulo, no Allianz Parque.
Anteriormente, ela já havia visitado os fãs do Brasil uma única vez, em 2012, a fim de divulgar seu álbum mais recente na época, “Red”. No entanto, em 2023, foi a primeira vez que uma turnê da cantora incluiu o território brasileiro em sua rota.
Assim, para relembrar essa viagem histórica da dona de “Blank Space”, confira cinco momentos marcantes:
Homenagem no Cristo Redentor
Antes mesmo da agenda de shows começar, os swifties, como são chamados os fãs de Taylor, já começaram a movimentar o país com homenagens. Isso porque em 16 de novembro, dia em que ela chegou por aqui, o Cristo Redentor “vestiu” uma camisa parecida com a que a artista usa no famoso videoclipe da canção “You Belong With Me”. Porém, a nova versão contava com os dizeres “Welcome To Brasil” e o nome de todos os estados brasileiros.
Assim, o ato foi motivado pelo público da estrela do pop e feito em parceria com a equipe de marketing do Cristo e com o Santuário Cristo Redentor. A fim de fazer a homenagem, os fãs ainda engajaram em uma ação solidária relacionada ao Dia Mundial dos Pobres.
Durante um de seus shows aqui, a cantora chamou o feito de “uma das coisas mais gentis que alguém já fez por mim“.
🚨 Cristo Redentor recebe projeção em homenagem à Taylor Swift.#RioTSTheErasTour #TaylorNoCristo pic.twitter.com/M06KDXZ7UW
— Update Swift Brasil (@updateswiftbr) November 17, 2023
O único país que ouviu Me!
Em todo concerto, Swift canta, pelo menos, duas músicas surpresas que não estão na setlist. Este é um dos momentos mais aguardados pelos fãs, que esperam ansiosamente pela faixa que vão ouvir. Assim, no dia 20 de novembro, em uma apresentação no Rio de Janeiro, a voz de “Fortnight” cantou pela primeira e única vez na turnê, “Me!”.
Esta faixa foi o lead single do álbum “Lover”, lançado em 2019. Na época, a canção não teve uma boa recepção da crítica, mas acabou se tornando uma espécie de piada interna entre os fãs da cantora. Após Taylor cantá-la como surpresa, a reação do público viralizou nas redes sociais.
Vale ainda lembrar que o show do dia 20 de novembro não estava previsto no calendário da cantora. Na verdade, ele aconteceu depois da remarcação do concerto do dia 18 de novembro, devido ao calor extremo. Ainda, foram as altas temperaturas que causaram a morte de Ana Benevides, fã de Swift, que faleceu na primeira apresentação no Brasil, em 17 de novembro. Benevides sofreu uma parada cardiorrespiratória e nos deixou aos 23 anos.
Quebrou o recorde de público do Allianz Parque
Em sua passagem por São Paulo, Taylor Swift bateu o recorde de público do Allianz Parque. Aliás, a americana superou os números estabelecidos anteriormente pelos Titãs. Assim, ela esteve na arena em 24, 25 e 26 de novembro e, nesse período, reuniu mais de 50 mil pessoas por dia no espaço.
Inacreditável! O que a @taylorswift13 fez foi único! 3 noites, 3x o recorde de maior público na história do Allianz Parque.
Swifties, foi incrível vivenciar essa experiência com vocês. Taylor, muito obrigado pelo espetáculo. 💖✨📸 @t4f#AllianzParque #TheErasTour pic.twitter.com/PifpwnUNc1
— Allianz Parque (@AllianzParque) November 27, 2023
Taylor falando em português
A estrela do pop surpreendeu os fãs brasileiros ao arriscar um português durante sua passagem. Logo no início das apresentações, Swift recebia o público com um sonoro “Bem-vindo à Eras Tour!”. Confira um vídeo do momento no Rio de Janeiro:
“RIO, BEM-VINDOS A THE ERAS TOUR” — TAYLOR SWIFT#RioTSTheErasTour 🇧🇷 pic.twitter.com/nrxoyt94mi
— Update Swift Brasil (@updateswiftbr) November 17, 2023
Troca de pulseiras da amizade
Por fim, não se pode falar da “The Eras Tour” sem mencionar as pulseirinhas da amizade. A tradição entre os swifties já existe há algum tempo, mas foi oficializada com a música “You’re On Your Own, Kid”, do disco “Midnights”. Nela, Taylor Swift menciona as icônicas pulseiras.
No Brasil, é claro que costume continuou firme e forte. Inclusive, parece que até os jogadores de futebol que jogaram no Allianz Parque depois do show puderam ver os resquícios desses acessórios, como miçangas espalhadas pelo gramado. Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, chegou a comentar sobre esse fato em uma coletiva de imprensa, veja:
Técnico do Palmeiras muito pistola porque os fãs da Taylor Swift encheram o gramado do Allianz Park de miçangas e não conseguiram remover tudo ainda 🗣️🗣️🗣️pic.twitter.com/z6Lx7Egv19
— POPTime (@siteptbr) December 3, 2023