Hacker responsável por roubar e vender músicas nunca lançadas de Coldplay e Shawn Mendes é condenada

Skylar Dalziel, de 22 anos, ficará presa por 21 meses e foi condenada à 180 horas de trabalho não remunerado

Neste último sábado (3), a hacker responsável por roubar e vender canções inéditas de artistas como Coldplay, Shawn Mendes, Bebe Rexha e outros foi condenada à prisão. A britânica Skylar Dalziel, de 22 anos, ficará 21 meses na prisão e foi sentenciada a prestar 180 horas de trabalho não remunerado.

Segundo a Polícia da Cidade de Londres, Dalziel lucrou mais de £ 42 mil, cerca de R$ 322 mil na cotação atual, com vendas ilegais entre abril de 2021 e janeiro de 2023. “Roubar material protegido por direitos autorais para o seu próprio ganho financeiro é ilegal”, reitera o detetive Daryl Fryatt da Unidade de Crimes de Propriedade Intelectual da Polícia. “Isso coloca em risco o trabalho dos artistas e a subsistência das pessoas que trabalham com eles para criar e lançar suas músicas.”

Anteriormente, a Sony Music Entertainment descobriu os roubos quando uma conta da Upsahl foi comprometida e a empresa reportou o ocorrido à Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) em junho de 2021. De acordo com os policiais britânicos, a hacker foi presa em 9 de janeiro de 2023 e três drives que continham 291,941 faixas foram apreendidos.

Coldplay no Brasil?

Mesmo com alguns percalços no caminho, o Coldplay segue firme e forte atualmente. Para 2025, anunciaram mais uma série de shows pela turnê “Music of the Spheres“, incluindo o que será o “maior show da carreira“.

Isso porque os britânicos marcaram uma apresentação na Índia, em 25 de janeiro do ano que vem, no Estádio Narendra Modi. O local tem capacidade para 132 mil pessoas. Os ingressos encontram-se esgotados atualmente.

Mas, além disso, eles também já anunciaram outras rotas, incluindo na América do Norte, Ásia e Europa. Sobre o Brasil, o jornalista José Norberto Flesch chegou a antecipar que a banda virá ao país em 2025, “entre os meses de novembro e dezembro”. Sobretudo, ainda não há confirmação oficial disso.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados