Que a saga “Harry Potter” se tornou um dos mais populares marcos da cinematografia, não há dúvidas. Isto é, milhões de fãs no mundo todo se aglomeraram em salas de cinema para acompanhar as aventuras do jovem bruxo.
No entanto, a franquia de oito filmes nunca venceu um Oscar – honraria máxima concedida a obras cinematográficas. Sim, por mais que seja difícil acreditar, apesar de ter recebido doze indicações no total, nenhum filme da saga “Harry Potter” ganhou um prêmio da Academia.
Quais categorias “Harry Potter” fez parte ao decorrer dos anos?
Primordialmente, o longa “Harry Potter e a Pedra Filosofal” recebeu três indicações para a premiação. Sendo elas as de Melhor Figurino (Judianna Mokovsky), Melhor Direção de Arte (Stuart Craig) e Melhor Trilha Sonora (John Williams). Os dois primeiros prêmios citados foram ambos entregues para os respectivos responsáveis do filme “Moulin Rouge!”. Já o de trilha sonora foi para Howard Shore, atribuído pelo seu desempenho em “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel”
Contudo, “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” recebeu nomeação para a categoria de Melhores Efeitos Visuais (Roger Guyett, Tim Burke, John Richardson e William George), mas os vencedores foram John Dykstra, Scott Stokdyk, Anthony LaMolinara e John Frazier por “Homem-Aranha 2”. Outrossim, a trilha sonora de “Em Busca da Terra do Nunca” se sobressaiu na premiação e levou o prêmio que tinha entre os indicados John Williams, responsável pela trilha de “Prisioneiro de Azkaban”.
O quarto filme, “O Cálice de Fogo”, ademais, perdeu na categoria de Melhor Direção de Arte. O prêmio foi para “Memórias de uma Gueixa” (John Myhre e Gretchen Rau).
Ainda mais, o longa “O Enigma do Príncipe” recebeu uma indicação inédita para saga, a de Melhor Fotografia, encabeçada por Bruno Delbonnel. Entretanto, a honraria foi concedida para “Avatar” (Mauro Fiore).
Por fim, os dois últimos filmes são adaptados do livro “Relíquias da Morte”, mas foram divididos em duas partes. A primeira parte recebeu indicações para as categorias de Melhor Direção de Arte (Stuart Craig e Stephenie McMillan) e Melhores Efeitos Especiais (Tim Burke, John Richardson, Christian Manz e Nicolas Aithadi). No entanto, o prêmio foi para os responsáveis por “Alice no País das Maravilhas” e “A Origem”, respectivamente.
Já a segunda parte se igualou ao número de indicações do primeiro filme, “Pedra Filosofal” (3). Sendo elas, Melhor Direção de Arte, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Maquiagem. As duas primeiras categorias citadas tiveram prêmios concedidos para os responsáveis da área do filme “A Invenção de Hugo Cabret”. Contudo, a condecoração de Maquiagem foi para Mark Coulier e J. Roy Helland, profissionais atuantes no filme “A Dama de Ferro”.
Quais filmes não receberam indicações?
“A Câmara Secreta” – segundo filme da saga –, não recebeu indicação alguma ao Oscar, assim como “A Ordem da Fênix”, que também não recebeu a honraria.
Harry Potter in Concert
Prepare-se para uma experiência mágica! No dia 09 de novembro, a Vibra São Paulo receberá o espetáculo “Harry Potter e a Pedra Filosofal In Concert”. A apresentação conduz o público a uma incrível viagem pelas aventuras de Harry e seus amigos. Em suma, com regência do Maestro Adriano Machado, a Orquestra Sinfônica Villa Lobos toca ao vivo a inesquecível trilha sonora, enquanto a plateia acompanha o filme em alta definição.
Para conferir mais informações, clique aqui.
Leia também: Harry Potter: quem são os Marotos e por que eles merecem uma produção própria?