No último ano, o futuro do Jane’s Addiction tornou-se incerto. Com a formação original reunida, a banda interrompeu suas atividades após o vocalista Perry Farrell agredir o guitarrista Dave Navarro durante um show em Boston, nos Estados Unidos, em setembro de 2024.
Desde então, os músicos vinham dando indícios de que a briga havia representado o fim do grupo. Além de cancelarem todos os compromissos previamente agendados, Navarro havia destacado em entrevista à Guitar Player em maio:
“Houve um confronto no palco, e todo o trabalho duro, a dedicação, o processo de composição, as horas em estúdio, o fato de sair de casa e cruzar os Estados Unidos e a Europa, além da tentativa de superar minha doença — tudo isso foi abruptamente interrompido e destruiu para sempre a trajetória da banda. E não há nenhuma chance de o grupo voltar a tocar junto novamente.”
Agora, os membros confirmaram o fim definitivo. Um comunicado publicado nas redes sociais e, provavelmente, assinado por Navarro, Eric Avery (baixo) e Stephen Perkins (bateria) diz:
“Gostaríamos de esclarecer os acontecimentos relacionados ao cancelamento da turnê nos Estados Unidos após o show em Boston, em setembro de 2024. Depois daquela apresentação, sem avisar Perry, decidimos de forma unilateral que seria melhor não terminar a turnê e fizemos declarações distorcidas sobre a saúde mental de Perry, o que nos arrependemos.
Hoje estamos aqui para anunciar que nos reunimos uma última vez para resolver nossas diferenças, de modo que o legado do Jane’s Addiction permaneça sendo o trabalho que nós quatro criamos juntos.
Agora, olhamos para o futuro no qual embarcaremos em caminhos musicais e criativos separados. O Jane’s Addiction viverá para sempre em nossos corações. Temos orgulho da música que criamos juntos. Vocês, fãs, são a nossa principal força e sempre seremos gratos a vocês.”
Ver essa foto no Instagram
Fundado em 1985, o Jane’s Addiction tornou-se um dos maiores nomes do rock alternativo da década de 1990.


