Jane’s Addiction: entenda tudo sobre a briga entre os integrantes, em ordem cronológica

Fundado em 1985, o Jane’s Addiction tornou-se um dos maiores nomes do rock alternativo da década de 1990. Mesmo com certas pausas na carreira, a banda seguia em atividade e, no ano passado, iniciou uma turnê de reunião da formação clássica – que acabou interrompida de maneira inesperada devido à uma séria briga no palco.

Entenda tudo o que aconteceu cronologicamente:

13 de setembro de 2024 – Conflito no palco 

Como relatado pela NME, o vocalista Perry Farrell e o guitarrista Dave Navarro envolveram-se numa briga durante apresentação em Boston, nos Estados Unidos, realizada na data mencionada. Basicamente, o cantor tentou agredir o companheiro de banda, até que membros da equipe entrassem e contornassem a situação na performance de uma das músicas finais, “Ocean Size”. Segundo relatos, Farrell parecia visivelmente alterado ao longo de todo espetáculo.

Diante do ocorrido, os músicos interromperam o show e não retornaram ao palco. Apenas 11 faixas foram tocadas – enquanto que, em outros compromissos, o número chegou a 14. Segundo um fã que estava presente, a discussão começou em “Mountain Song”, nona música do set, e ficou ainda mais acalorada em “Three Days”.

14 de setembro de 2024 – Esposa de Perry justifica conflito

Em relato no Instagram, Etty Lau Farrell, esposa do vocalista, logo saiu em defesa do marido e tentou justificar o embate visto no palco como consequência de problemas no som.

“A frustração de Perry vinha se acumulando noite após noite; ele sentia que o volume no palco estava extremamente alto e que sua voz estava sendo abafada pela banda. Perry vinha sofrendo de zumbido no ouvido e dor de garganta todas as noites. Mas, quando o público da primeira fila começou a reclamar diretamente com ele, xingando e dizendo que a banda estava tocando alto demais e que não conseguiam ouvi-lo, Perry perdeu o controle. A banda começou a tocar a música ‘Ocean’ antes que Perry estivesse pronto e já iniciou a contagem. O volume no palco estava tão alto naquele momento que Perry não conseguia ouvir nada além do estrondo e da vibração dos instrumentos e, ao final da música, ele já não estava cantando, estava gritando só para conseguir ser ouvido”, disse, conforme texto da Variety.

14 de setembro de 2024 – Banda cancela apresentação em Bridgeport

No dia 15 de setembro, dois dias após a briga, o Jane’s Addiction tocaria em Bridgeport, cidade em Connecticut, nos Estados Unidos. Porém, resolveram cancelar o compromisso. “Queremos estender um sincero pedido de desculpas pelos eventos que aconteceram ontem à noite. Como resultado, cancelaremos o show de amanhã à noite em Bridgeport”, escreveram em nota.

16 de setembro de 2024 – Banda cancela toda turnê 

Bastou pouco tempo para que o grupo viesse a público e cancelasse o resto de toda a turnê, que tinha datas marcadas até outubro. Um comunicado assinado somente por Navarro, Eric Avery (baixo) e Stephen Perkins (bateria) dizia:

“Diante de um padrão recorrente de comportamento e dos desafios relacionados à saúde mental do nosso vocalista, Perry Farrell, decidimos, com pesar, interromper a turnê atual pelos Estados Unidos. Essa decisão foi tomada com base em nossa prioridade absoluta: o bem-estar e a segurança de todos os envolvidos — incluindo o próprio Perry e o restante da banda. Esperamos, sinceramente, que ele encontre o apoio necessário neste momento. Lamentamos profundamente por não conseguirmos cumprir os compromissos com os fãs que já haviam garantido seus ingressos. Infelizmente, não encontramos uma solução que permita manter um ambiente seguro no palco e a qualidade de show que todos merecem.”

16 de setembro de 2024 – Perry se pronuncia pela primeira vez

Diante do cenário, Perry resolveu se pronunciar pela primeira vez. Nos Stories do Instagram, o vocalista assumiu a responsabilidade e pediu desculpas aos colegas de banda, fãs, família e amigos pelo comportamento:

“Este fim de semana foi extremamente difícil e depois de ter tempo e espaço para refletir, é justo que eu peça desculpas aos meus companheiros de banda, especialmente Dave Navarro, fãs, família e amigos pelas minhas ações durante o show de sexta-feira. Infelizmente, meu ponto de ruptura resultou em um comportamento imperdoável e assumo total responsabilidade em como escolhi lidar com a situação.”

21 de setembro de 2024 – Perry procura ajuda profissional, segundo esposa

Assim, no dia 21 de setembro, Etty Lau Farrell voltou a falar a respeito do caso. Dessa vez, a esposa do vocalista revelou que ele resolveu procurar ajuda profissional e que a ideia era que se recuperasse e voltasse “a compartilhar sua música, sua visão e sua arte”.

“Como vocês sabem, Perry é uma das almas mais gentis que existem. Ficamos tão surpresos quanto vocês com sua reação física — mas é importante entender que ele provavelmente foi levado ao seu limite absoluto… e, por isso, pedimos desculpas. Estamos tirando um tempo para nós mesmos, para refletir e nos recompor. Perry já tem consultas marcadas com um otorrinolaringologista e um neurologista. Se você conhece e ama o Perry de verdade, sabe que não preciso responder às outras narrativas falsas. Nossas almas sabem a verdade. Com todo o amor, carinho, compaixão e apoio de vocês, sabemos que Perry vai superar isso… Ele vai se recuperar. Vai voltar a ser feliz. E voltará a compartilhar sua música, sua visão e sua arte — em plena liberdade.”

26 de setembro de 2024 – Dan Cleary, técnico de guitarra, conta sua versão da história

Dan Cleary, técnico de guitarra e colaborador do Jane’s Addiction há 17 anos, não só presenciou a briga, como tentou conter os envolvidos, como mostram imagens. Durante um episódio de seu podcast Rare Form Radio, o profissional contou sua versão dos fatos.

Em sua, afirmou que os integrantes já vinham discordando em certos aspectos da performance que apresentavam – sobretudo, em relação à presença de dançarinas – e que a situação ficou ainda mais agressiva nos bastidores. Ressaltando que nunca houve problemas de som, pontuou conforme a Guitar World:

“Etty Farrell foi nas redes sociais para dizer que a briga teve a ver com problemas de som no palco. Isso não é verdade. Porque nos shows de Tampa, Nova York e Boston, sendo sincero, Perry estava alterado. Durante todo o set, ele não sabia qual parte estava cantando nas músicas. Ele não sabia as palavras, confundindo letras. Isso não envolve o som. Perry começou a xingá-los foi até Dave e o empurrou. Eu estava afinando uma guitarra e vi o empurrão. Logo após a briga que está no vídeo, Perry deu um soco no rosto de Dave novamente nos bastidores.”

17 de maio de 2025 – Dave descarta volta do Jane’s Addiction

À Guitar Player, em maio, Dave deixou claro que toda a situação ainda não estava “resolvida”. Ao mencionar a apresentação em que a briga ocorreu como a pior de sua carreira, o guitarrista descartou uma volta do Jane’s Addiction e afirmou:

“Preciso falar de forma geral, porque há outras pessoas envolvidas e ainda é um tópico muito sensível e sem resolução. Houve um desentendimento no palco, e todo o trabalho duro, a dedicação, as composições, as horas no estúdio, as viagens, deixar minha casa para cruzar o país e a Europa enquanto tentava superar meus problemas de saúde — tudo isso foi interrompido de forma brusca e destruiu para sempre a trajetória da banda. Não há mais chance de tocarmos juntos novamente.” 

16 de julho de 2025 – Integrantes processam Perry, segundo TMZ

Dave, Eric e Stephen entraram com uma ação judicial contra Perry, segundo o TMZ, por agressão, sofrimento emocional, negligência e quebra de contrato.

De acordo com o tabloide, especificamente Navarro alega que “a banda já estava com problemas antes mesmo da briga no palco, com Farrell ameaçando sair diversas vezes”. Em suas palavras, o grupo foi “forçado a cancelar a turnê e a colocar seu álbum em espera por causa da briga, o que levou a grandes perdas financeiras”.

Além disso, o guitarrista acusou Farrell de tê-lo atingido no rosto nos bastidores – como revelado por Dan. Sendo assim, os músicos estão pedindo, na somatória, pelo menos US$ 10 milhões de indenização.

16 de julho – Perry devolve o processo, de acordo com a Variety 

Em resposta, Perry também resolveu processar os ex-colegas. Conforme a Variety, o vocalista alega que os outros três membros “orquestraram uma campanha de anos de intimidação e assédio com o objetivo de prejudicá-lo”.

Além disso, o cantor diz que “sequer foi consultado sobre o cancelamento da turnê”, o qual não concordou, e que Navarro teria o agredido, assim como à sua esposa Etty Lau, no backstage.

Por fim, destacou que foi difamado publicamente pelos músicos, que tentaram “prejudicá-lo tocando seus instrumentos em volume excessivamente alto”.

“Como membro fundador e força criativa por trás do Jane’s Addiction, Perry Farrell sempre priorizou o legado da banda e seus fãs — por isso, os acontecimentos de 13 de setembro de 2024, em Boston, e suas consequências foram tão devastadores. Sem aviso prévio ou consulta, e usando Perry como bode expiatório, Dave Navarro e os outros integrantes decidiram, por conta própria, cancelar abruptamente as datas restantes da turnê — violando contratos e ignorando todas as obrigações profissionais. Perry foi pego de surpresa por não ter direito a voto ou voz, ficando impossibilitado de defender a continuidade da turnê em respeito aos fãs. Como se isso não fosse prejudicial o bastante, Dave Navarro então culpou publicamente Perry pelo cancelamento, destruindo sua reputação e causando danos irreparáveis. Apesar desse comportamento abusivo continuado por parte de Navarro, a dedicação de Perry ao Jane’s Addiction e à preservação de seu impacto positivo na indústria musical permanece firme. Ele está ativamente buscando formas de lidar com a situação e garantir que haja responsabilização”, anunciou um comunicado assinado por representante.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados