O Brasil será representado no Festival de Cannes com o novo filme do diretor Kleber Mendonça Filho: “O Agente Secreto”. O longa-metragem vai disputar a Palma de Ouro, principal categoria do evento francês. Não é a primeira vez, no entanto, que o cineasta disputa em Cannes, já que os longas “Retratos Fantasmas” (2023), “Bacurau” (2019) e “Aquarius” (2016) também tiveram repercussão internacional e competiram na premiação.
“O Agente Secreto” conta com o protagonismo de Wagner Moura e é descrito como um thriller que se passa durante a ditadura de 1964. Na trama, Marcelo (Wagner Moura) é um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz. Ele logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
O elenco também conta com nomes como Gabriel Leone, Maria Fernanda Cândido, Udo Kier, Hermila Guedes, Thomás Aquino, Alice Carvalho e Edilson Filho. Por enquanto, não há uma previsão de estreia nos cinemas brasileiros.
“Esse filme é resultado de um desejo grande de continuar filmando o Brasil e o Recife, desta vez no contexto histórico do mundo de 50 anos atrás, de um Brasil do passado. Eu também tinha vontade de fazer um filme de mistério e de suspense, em que o Recife fosse o cenário principal. Eu era criança nos anos 1970, mas me lembro com alguma clareza do ano de 1977, quando eu tinha nove anos. Creio que ‘77 foi o primeiro ano que me marcou ainda como criança. Naquela época, o Brasil era muito diferente, mas, de certa forma, também muito parecido com o de hoje”, destaca Kleber Mendonça Filho.
Neste ano, o Brasil também foi escolhido como país de honra. Além disso, o Festival de Cannes de 2025 vai realizar uma homenagem a Robert De Niro e Bono.
Leia também: “The Last of Us” é renovada para a terceira temporada


