Que o Kool & The Gang emplacou grandes hits do século XX, não é segredo para ninguém. A canção “Celebration”, de 1980, é um dos sucessos incontestáveis da banda que marcou gerações e teve até um brasileiro por trás da produção. Não à toa, recentemente, os músicos passaram a integrar o Rock and Roll Hall of Fame, museu que preservar a história de importantes nomes do pop e rock.
No entanto, o que alguns fãs do conjunto podem não saber, é que o Kool & The Gang também influenciou muitos artistas e teve sua discografia eternizada nos álbuns e canções de diversos astros. Isso porque suas icônica canções foram usadas como samples.
O que é um “sample”?
A princípio, a técnica do “sampling” consiste na reutilização do trecho de uma gravação já existente para a criação de uma nova faixa. Os áudios usados podem ser desde músicas e melodias até falas ou afeitos de som. Por exemplo, “Hung Up”, de Madonna, utiliza um pedaço da canção “Gimme! Gimme! Gimme!”, do ABBA. O mesmo acontece com o sucesso de Britney Spears, “Toxic”, que pega emprestado a melodia da música indiana “Tere Mere Beech Mein“.
A fim de entender como o Kool & The Gang impactou as novas gerações através desta técnica, descubra cinco canções que usam sample de canções do grupo.
Summertime – DJ Jazzy Jeff & the Fresh Prince
“Summertime” é um dos maiores hits da dupla de rap DJ Jazzy Jeff & the Fresh Prince (sendo este último o icônico cantor e ator Will Smith). Lançada em 1991, a canção foi aclamada pela crítica e, naquele ano, levou o Grammy de “Melhor Perfomance de Rap por Duo ou Grupo”. Além disso, ela também alcançou a quarta posição da Billboard Hot 100, se tornando a música com maior sucesso de vendas do dueto.
Ainda, a faixa utiliza samples do instrumental de “Summer Madness”, do Kool & The Gang, de 1974.
We Just Wanna Party With You – Snoop Dogg com Jermaine Dupri e Trey Lorenz
“We Just Wanna Party With You” é parte da trilha sonora do famoso filme “Homens de Preto”, de 1997. Além de Snoop Dogg, ela ainda conta com o produtor europeu Jermaine Dupri e o cantor Trey Lorenz nos vocais do refrão. Por trás da produção, está um dos maiores hits do Kool & The Gang, “Get Down on It”, sampleado na música.
Do U Wanna Ride – Jay-Z com John Legend
Mesmo trinta anos depois de seu lançamento, em 1975, a música “Jungle Jazz”, do grupo americano não foi esquecida. Isso porque, em 2006, o rapper Jay-Z, em parceria com o músico John Legend, reviveu a canção em “Do U Wanna Ride”, presente no álbum “Kingdom Come”.
The Man – The Killers
Embora seja um conjunto de funk, R&B e disco, o Kool & The Gang atingiu até bandas de rock. Em 2017, o The Killers lançou seu quinto álbum de estúdio, “Wonderful Wonderful”, com a faixa “The Man”. Assim, os músicos utilizaram elementos de “Spirit of the Boogie”, de 1975, do conjunto musical veterano.
New Agenda – Janet Jackson com Chuck D
A icônica Janet Jackson também pegou emprestado trechos da discografia da banda dona de “Celebration”. No caso, a cantora sampleou parte da música “Kool It (Here Comes the Fuzz)”, originalmente lançada em 1971, para a produção de “New Agenda”, canção em colaboração com Chuck D.
Kool & the Gang no Brasil
A banda passará por São Paulo no dia 15 de novembro, sexta-feira. O show será no Espaço Unimed, localizado na Rua Tagipuru, 795, na Barra Funda. Os portões abrirão às 20 horas e o concerto começará às 22h. Aliás, os ingressos estão disponíveis no site Ticket360.
Ver essa foto no Instagram