Considerado como um dos maiores e mais populares artistas latinos atuais, Luis Miguel é um cantor e produtor musical nascido no México. Sua fama começou na década de 80 e explodiu nos anos 90 em todos os cantos do mundo. Entre suas maiores conquistas, estão Grammys, estrela própria na Calçada da Fama, participação em grandes produções cinematográficas e turnês super elaboradas.
Entre os inúmeros sucessos de Luis Miguel, destacam-se hits como “La Incondicional”, “Ahora Te Puedes Marchar” e “La Barca”. A princípio, o cantor conquistou o público com suas baladas românticas, incorporando também gêneros como pop, jazz e bolero.
Contudo, apesar de estar no mesmo nível que astros internacionais vindo da Europa ou América do Norte, Luis Miguel nunca se rendeu ao inglês e manteve a tradição de sempre incluir sua língua nativa na produção de seus hits.
A história de Luis Miguel pelas lentes
A grandeza de Luis Miguel era tamanha que a plataforma de streaming Netflix decidiu, em 2021, produzir uma série biográfica sobre a vida do cantor. A sinopse adianta que a obra contará um pouco da história deste que cativou a audiência da América Latina, bem como do mundo, por décadas.
Em treze episódios, que contam com uma média de 50 minutos, a produção se aprofunda em detalhes de sua vida além da música, principalmente explorando sua relação familiar.
Isso porque Luis não teve a oportunidade de cresceu em um lar saudável. Sua mãe desapareceu quando ele se aventurava sozinho na indústria da música aos 16 anos. Enquanto isso, o pai do artista até apoiava sua carreira, mas o fazia com dinâmicas exploratórias que visavam apenas os lucros obtidos.
O início na música
O álbum de estreia de Luis Miguel se deu com “Un Sol”, lançado em 1982. Ademais, o trabalho aconteceu quando o cantor tinha apenas 11 anos de idade. Entretanto, ele recompensava a ausência de experiências com seu talento excepcional e vocais aconchegantes que preenchiam este vazio e faziam os apaixonados da época vibrarem com suas clássicas canções de amor. Ademais, este estilo musical é sua marca registrada e segue vivo até hoje.
Rapidamente seu nome começou a circular também no Brasil e algumas faixas foram traduzidas para o português, como é o caso das canções “1 + 1 = Dos Enamorados”, “Lo Qué Me Gusta”, “Mentira” e “Amor de Escuela”, que foram intitulados respectivamente como “1 + 1 = Dois Apaixonados”, “O Que Eu Gosto”, “Mentira” e “Amor de Escola”.
Com uma inspiração que não se esgotava, Luis gravou seu segundo álbum no mesmo ano de sua estreia profissional na música. Intitulado “Directo al corazón”, o trabalho só consolidava ainda mais o fenômeno que Miguel afirmava ser ano após ano. Além do sucesso em seu país de origem, este projeto também chegou aos ouvidos dos argentinos e rendeu um disco de ouro por lá.
Discografia completa
- Un Sol (1982)
- Directo al Corazón (1982)
- Decídete (1983)
- Palabra de Honor (1984)
- Amándote a la Italiana (1985)
- También es Rock (1986)
- Soy Como Quiero Ser (1987)
- Busca una Mujer (1988)
- 20 Años (1990)
- Romance (1991)
- Aries (1993)
- Segundo Romance (1994)
- Nada es Igual (1996)
- Romances (1997)
- Amarte es un Placer (1999)
- Mis Romances (2001)
- 33 (2003)
- México en la Piel (2004)
- Navidades (2006)
- Cómplices (2008)
- Luis Miguel (2010)
- ¡México por siempre! (2017)
Turnês
Em sua carreira que conta com mais de 40 anos de estrada, Luis Miguel percorreu diversos países com mais de 5 turnês realizadas. Entre elas, algumas são: 20 Años Tour, Romance Tour, El Concierto Tour, América Tour 1996, além de sua mais recente, intitulada “Luis Miguel Tour”.
Passagens pelo Brasil
A estreia de Luis Miguel pelo Brasil aconteceu em 1996, com a “América Tour”. Depois, ele retornou por aqui em 1999 com a chamada “Amarte es Un Placer Tour”. Cerca de 13 anos depois, o cantor estava de volta para promover o então novo disco “Complices”. Na época, ele realizou três apresentações.
Sua mais recente vinda ao Brasil acontece em 2024, com a “Luis Miguel Tour“. Contudo, o início das performances ocorreu ainda em 2023 e o anúncio causou grande repercussão nas redes sociais. Em apenas 20 apresentações, ele alcançou a incrível marca de 400 mil ingressos vendidos, confirmando em números o sucesso ainda presente do latino.