Crédito: Ricardo Matsukawa/ Mercury Concerts
Formado em 1964, em Jacksonville, na Flórida, o Lynyrd Skynyrd virou um dos principais nomes do southern rock. Em 1977, porém, um acidente aéreo interrompeu a trajetória da formação clássica do grupo e resultou na morte de integrantes, incluindo o vocalista Ronnie Van Zant.
Após um período de hiato, os músicos remanescentes retomaram as atividades em 1987. Entre eles, estava o guitarrista Gary Rossington, último membro da formação original, que nos deixou em 2023. Desde então, não há qualquer representante do lineup fundador na banda.
Isso, no entanto, não exclui o fato de que a trajetória do Lynyrd Skynyrd é marcada por clássicos atemporais. Por sua vez, também não diminui a empolgação do público, que cantou a plenos pulmões durante o show realizado neste sábado (4), no Allianz Parque, em São Paulo, como parte do Monsters of Rock 2026. “A melhor banda, as melhores músicas, as melhores pessoas”, pontuou o radialista Eddie Trunk ao introduzi-los.
Johnny Van Zant, irmão do saudoso Ronnie e vocalista desde 1987, e Michael Cartellone, inicialmente baterista entre 1971 e 1972 e, hoje, guitarrista, são os membros mais antigos. Peter Keys (teclados), Michael Cartellone (bateria), Robbie Harrington (baixo), Mark Matejka (guitarra) e Damon Johnson (guitarra) completam o conjunto. Por sua vez, Carol Chase e Stacy Michelle atuam como vocalistas de apoio.
Inclusive. Johnny domina o palco. Ao longo do set, esbanjou sorrisos e disse várias vezes “Skynyrd is in the house”, “God bless Brasil”, além de que amava cada um dos presentes. “Muito bom estar aqui com o Guns N’ Roses e outros artistas. Deveríamos voltar mais vezes. Obrigado por manterem a música viva”, afirmou à plateia.
O forte do setlist está nos hits, sobretudo dos discos “(Pronounced ‘Lĕh-‘nérd ‘Skin-‘nérd) (1973)” e “Second Helping” (1974).O repertório contou com “Tuesday’s Gome”, em tributo a Gary Rossington com as lanternas do público acesas, “I Need You”, dedicada às mulheres, “Simple Man”, com a bandeira do Brasil projetada no telão e descrita como uma música em que todo mundo consegue se identificar e, claro, “Sweet Home Alabama”, com os fãs cantando em peso.
Ver essa foto no Instagram
O momento mais impactante esteve em “Free Bird”, que começou com a presença de um pássaro dourado em cima do piano. Em seguida, Johnny voltou para o palco com uma bandeira dos Estados Unidos e do Brasil, enquanto os telões passaram a projetar velas com os nomes dos falecidos membros do grupo. Por fim, um vídeo de Ronnie entoando a faixa foi transmitido, emocionando os presentes.
Ver essa foto no Instagram
“Obrigado por 50 anos”, dizia uma mensagem nos telões no término da performance, ao mesmo tempo em que “Happy Trails”, de Roy Rogers, saía das caixas de som. Sem dúvida, uma maneira grandiosa de celebrar o legado de uma banda tão importante que, como destacou a própria introdução, faz parte até mesmo do Rock and Roll Hall of Fame.
Setlist
- Workin’ for MCA
- What’s Your Name
- That Smell
- I Need You
- Gimme Back My Bullets
- Saturday Night Special
- Down South Jukin’
- Still Unbroken
- The Needle and the Spoon
- Tuesday’s Gone
- Simple Man
- Gimme Three Steps
- Call Me the Breeze
- Sweet Home Alabama
- Free Bird


