Neste domingo (13), o escritor peruano Mario Vargas Llosa faleceu aos 89 anos. Um dos nomes mais célebres da literatura latino-americana, a informação da sua morte foi confirmada por uma postagem do filho do autor, Álvaro Vargas Llosa, no X.
A publicação não informa a causa da morte do autor, mas pede para que o público respeite a privacidade da família e que não haverá uma cerimônia pública. Confira o post completo abaixo:
Con profundo dolor, hacemos público que nuestro padre, Mario Vargas Llosa, ha fallecido hoy en Lima, rodeado de su familia y en paz. @morganavll pic.twitter.com/mkFEanxEjA
— Álvaro Vargas Llosa (@AlvaroVargasLl) April 14, 2025
Sobre Mario Vargas Llosa
Mario Vargas Llosa é um escritor, jornalista e ensaísta peruano, nascido em 28 de março de 1936, amplamente reconhecido como um dos mais importantes autores da literatura latino-americana. Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 2010, sua obra abrange romances, peças teatrais e ensaios políticos, marcados por um olhar crítico sobre o poder, a sociedade e a identidade latino-americana.
Entre seus livros mais notáveis estão A cidade e os cachorros (1963), Conversa na catedral (1969) e A festa do bode (2000), obras que exploram temas como autoritarismo, corrupção e liberdade individual. Além de sua carreira literária, Vargas Llosa teve envolvimento ativo na política, sendo candidato à presidência do Peru em 1990.
Leia também: HBO anuncia os primeiros nomes para o elenco do seriado de Harry Potter. Confira!