Créditos Imagem: Christian Bertrand / Shutterstock.com
Ao longo de sua carreira solo, Morrissey desembarcou no Brasil em quatro ocasiões diferentes. O ex-vocalista do The Smiths veio ao país em 2000, 2012, 2015 e 2018. Diante das visitas, construiu uma relação especial com os fãs daqui.
Conversando com o g1 em 2015, o cantor exaltou o público latino, sobretudo os brasileiros. “No México e no Brasil existe menos preconceito e esnobismo, as pessoas se permitem apreciar a música sem supervalorizar qualquer senso de vaidade pessoal, enquanto no Reino Unido toda música é julgada pelo tipo de público que a ouve”.
No bate-papo, o artista também aproveitou para explicar a referência que fez ao Brasil na faixa “World Peace is None of Your Business”, presente no disco de mesmo nome, na qual diz: “Cada vez que você vota, você apoia o processo/ Brasil e Barém/ Oh, Egito, Ucrânia / Tantas pessoas sofrendo”: “Ela foi escrita na época em que havia muitos protestos nas ruas do Brasil.”
Décadas atrás, em 2012, Morrissey também exaltou a própria fama dentro do país enquanto conversava com o Popload: “Fiquei surpreso em saber que vendi tantos ingressos no Brasil, para esta turnê. E fiquei completamente perplexo com a repercussão da última vez que estive no país. Você sabe o quanto os EUA e a Inglaterra acham que são o centro do mundo, então é difícil saber como as coisas são no Brasil. Eu me dou bem nos EUA e na Europa, mas meu alcance na mídia lá é quase sempre invisível, então fica implícito que todo grande sucesso vem das pessoas de quem você ouve falar… O que não é o meu caso! Acho que sou confuso demais ou muito provocador para a mídia lidar comigo, porque eu não sou uma pessoa… simples. Então é sempre uma surpresa.”
Relembre também quando o astro arriscou umas palavras em português falando com a Fox Brasil:
Morrissey no Brasil em 2025
Morrissey voltará ao Brasil para um show único. Após cancelamentos em 2023 e no ano passado, o eterno integrante do The Smiths cantará no Espaço Unimed, em São Paulo, no próximo dia 12 de novembro. Ingressos restantes seguem à venda na Live Pass.
Geralmente, a duração das apresentações do artista varia e conta com uma média de 18-20 faixas. Dentre as canções, o repertório abrange tanto a carreira solo do cantor, quanto músicas da banda que o consagrou. Basicamente, nos setlists mais recentes e de maneira intercalada, apareceram as seguintes faixas do grupo:
- How Soon Is Now?
- Last Night I Dreamt That Somebody Loved Me
- Shoplifters of the World Unite
- Please, Please, Please Let Me Get What I Want
- Half a Person


