Mês da Consciência Negra: 5 filmes que exploram questões raciais

O Mês da Consciência Negra, celebrado em novembro, é um período de reflexão e valorização das contribuições dos afro-brasileiros para a sociedade. Em destaque está o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, que homenageia Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência e luta pela liberdade.

Esse mês nos convida a lembrar a história e a cultura negra, promovendo o respeito e a igualdade racial. É uma oportunidade, além disso, para resgatar vozes, reconhecer talentos e combater o racismo estrutural, incentivando uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.

Pensando nisso, a Alpha te indica 5 filmes que falam sobre a luta por direitos civis e o racismo. Confira, assim sendo, a lista completa:

Medida Provisória (2022) 

Em “Medida Provisória”, conhecemos um universo distópico em que o governo brasileiro quer mandar para África todos os cidadãos negros, como uma espécie de reparação histórica. A direção é de Lázaro Ramos e quem protagoniza o filme é Taís Araújo, Alfred Enoch e Seu Jorge.

Estrelas Além do Tempo (2016)

Em “Estrelas Além do Tempo”, vemos a história de três mulheres afro-americanas que lutaram para conseguir seu espaço dentro da NASA, em um momento de segregação racial nos EUA. O longa foi amplamente aclamado e recebeu, aliás, 3 indicações ao Oscar, em 2017.

A Vida Secreta das Abelhas (2008) 

A trama se passa na Carolina do Sul, em 1964, e acompanha Lily Owens (interpretada por Dakota Fanning), uma jovem de 14 anos que, atormentada pelas lembranças da mãe falecida e pelo relacionamento conturbado com o pai, foge de casa junto com sua babá e amiga Rosaleen (Jennifer Hudson).

O Ódio que Você Semeia (2018) 

Em “O Ódio que Você Semeia”, vemos a violência policial sendo representada. Starr Carter, uma adolescente de 16 anos que testemunha o assassinato do seu melhor amigo. Contudo, ela é a única testemunha do incidente e enfrenta pressões na busca por justiça.

Histórias Cruzadas (2011) 

Para encerrar, ademais, a lista de indicações do Mês da Consciência Negra! “Histórias Cruzadas” se passa na década de 60, numa época de segregação racial violenta. Conhecemos, em suma, mais sobre uma jornalista que decide escrever as histórias de empregadas domésticas e trazer um olhar sensível aos problemas sociais da época.

Leia também: Com “Senna” e “Beatles ’64”, quais as principais estreias de novembro nos streamings?

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados