Nesta quarta-feira (23), Michael Jackson alcançou mais um feito incrível. Isso porque o clipe da música “Smooth Criminal”, de 1987, chegou a 1 bilhão de visualizações no Youtube, se tornando o quinto clipe do artista a atingir este marco.
O Rei do Pop não leva esse apelido à toa. Embora tenha falecido em 2009, aos 50 anos, Michael deixou um legado carregado de sucessos que continuam na boca do povo anos mais tarde. Por isso, décadas depois, até os seus videoclipes seguem quebrando recordes nas plataformas digitais.
Aliás, ele é o único artista do século XX a emplacar cinco produções no chamado “Clube do Bilhão”, no YouTube. Portanto, confira os videoclipes que o ajudaram a alcançar esse recorde.
Smooth Criminal
Lançado como campanha para o filme “Moonwalker”, o videoclipe de “Smooth Criminal” saiu, inicialmente, no canal MTV em outubro de 1988. Contudo, a música de origem pertence ao famoso álbum “Bad”, lançado no ano anterior. Aliás, já na época a canção foi um sucesso e chegou ao sétimo lugar da Billboard Hot 100, se tornando a sexta faixa do disco a entrar no Top 10 da parada musical americana.
O clipe conta com a coreografia icônica feita pelo próprio Jackson, Jeffrey Daniel e o dançarino Vincent Paterson, que esteve presente nas gravações de “Beat It” e “Thriller”. Ainda, a produção ganhou diversos prêmios, como o “Melhor Vídeo de Música”, no Brit Awards, e “Melhor Video”, no Critic’s Choice Awards.
Beat It
“Beat It” foi a terceira música de Michael Jackson a bater o recorde de 1 bilhão de visualizações, em novembro de 2023. Porém, ele foi lançado há mais de 40 anos, em 1983, também por meio da MTV. Dessa maneira, essa foi a primeira vez em que o Rei do Pop incorporou coreografias aos seus vídeos, o que logo se tornou um símbolo de sua carreira.
A princípio, o enredo da produção é baseado em uma briga entre gangues. A fim de criar uma atmosfera ainda mais real, membros reais desses grupos de Los Angeles participaram do vídeo. De acordo com Bob Giraldi, diretor da produção, foi Michael quem teve essa ideia: “Ele decidiu que iria incluir os Crips e Bloods [gangues de Los Angeles], o que achei loucura. Se você ver o vídeo, verá que os caras parecem autênticos, porque eles são autênticos”.
They Don’t Care About Us
Que o clipe de “They Don’t Care About Us” é inesquecível, nós já sabemos, mas ele tem um gostinho ainda mais especial para brasileiros. Isso porque, em 1996, Michael Jackson escolheu as paisagens brasileiras como cenário da produção icônica. Assim, ele gravou com o celebrado diretor Spike Lee em Salvador, no Pelourinho, e no Rio de Janeiro, na comunidade de Santa Marta.
Mas o Brasil não ficou apenas como plano de fundo do videoclipe, ele também passou a fazer parte da canção, com a participação do grupo musical Olodum.
Thriller
Em setembro, “Thriller” foi o quarto videoclipe a integrar o “Clube do Bilhão” no YouTube. Provavelmente, este é uma das produções audiovisuais mais emblemáticas da carreira de Jackson. Aliás, ela fez história ainda antes de seu lançamento, nos anos 80, uma vez que o curta-metragem de 14 minutos custou US$ 500 mil para a produção. Assim, esse foi o videoclipe mais caro já produzido na época.
Para compor a atmosfera, John Landis, diretor do longa “Um Lobisomem Americano em Londres”, foi o responsável pela direção do clipe. Este, inclusive, foi o filme que inspirou Michael.
Já a coreografia memorável ficou por conta de Michael Peter. Ele já havia trabalhado com Jackson no passado durante a produção de “Beat It”. Assim, para criar os passos icônicos, o cantor e o coreografo se inspiraram em movimentos de zumbis nos filmes.
Billie Jean
Então, “Billie Jean” foi o primeiro clipe de Michael Jackson a atingir 1 bilhão de visualizações, em 2021. Mas o sucesso estrondoso não veio facilmente. Em 1983, antes mesmo de ser lançada oficialmente, a produção foi boicotada pelo canal MTV, que na época passava, quase exclusivamente, apenas vídeos de músicos brancos.
Após a recusa motivada por racismo, Walter Yetnikoff, presidente da então gravadora de Jackson, CBS Records, ameaçou remover da MTV os clipes de outros cantores da empresa, como Cindy Lauper, e divulgar à imprensa que o canal não tocava canções de artistas negros. Dessa maneira, “Billie Jean” se tornou o primeiro videoclipe de um cantor preto a passar, regularmente, na emissora.
Quarenta anos depois, a faixa segue impactando gerações e quebrando recordes, agora, em plataformas digitais, como o YouTube.