Marianne Faithfull morreu aos 78 anos nesta quinta-feira (30). A cantora e atriz virou uma das principais artistas femininas durante a Invasão Britânica nos Estados Unidos e é considerada pela Rolling Stone uma das maiores de todos os tempos.
Sobretudo, a estrela ganhou notoriedade com a faixa “As Tears Go By “, lançada em 1964 e composta em parceria com Mick Jagger e Keith Richards, membros dos Rolling Stones. Aliás, ela e o vocalista da banda cultivaram um relacionamento.
Em 1966, o casal começou a namorar oficialmente. Tanto é que Faithfull se tornou um símbolo do rock and roll e foi, inclusive, a musa de algumas canções dos Stones. Por exemplo, “Wild Horses” e “You Can’t Always Get What You Want” são inspiradas nela.
Por isso, os músicos prestaram uma homenagem nas redes sociais.
Confira abaixo:
Mick Jagger
“Fico profundamente triste ao saber da morte de Marianne Faithfull. Ela fez parte da minha vida por tanto tempo. Foi uma amiga maravilhosa, uma cantora linda e uma grande atriz. Ela sempre será lembrada.”
Ver essa foto no Instagram
Keith Richards
“Meus pêsames à família de Marianne! Estou tão triste e vou sentir falta dela.”
Ver essa foto no Instagram
Quem foi Marianne Faithfull
Em vida, Marianne Faithfull ficou conhecida por hits globais, incluindo “As Tears Go By”, escrita por Mick Jagger e Keith Richards. Mais tarde, a cantora e o integrante da banda Rolling Stones assumiram publicamente estarem em um relacionamento.
Sobretudo, também tem na conta sucessos como “Come and Stay With Me”, “This Little Bird” e “Summer Nights”. Todas as faixas dominaram as principais paradas musicais, incluindo a seleção do Reino Unido, além da Billboard Hot 100. Seu último trabalho aconteceu em 2021, com o álbum intitulado “She Walks in Beauty“, feito em parceria com o australiano Warren Ellis.
Entre as honrarias de sua carreira, a artista chegou a ser indicada ao Grammy na categoria de “Melhor Performance Vocal Feminina de Rock” pelo disco “Broken English”. Também, foi eleita a 25ª na lista das “Maiores Mulheres do Rock and Roll”, produzida pela VH1 em 1999. Ainda, é considerada pela revista Rolling Stone a 173º maior cantora de todos os tempos.