Taylor Swift aventurou-se no indie durante a pandemia. De surpresa, a cantora, inspirada por histórias ficcionais, lançou dois álbuns em 2020: “folklore” e “evermore”. Apesar do sucesso, a artista resolveu voltar à sonoridade pop pela qual alcançou novos patamares na carreira em 2022. Assim, no dia 21 de outubro daquele ano, a americana disponibilizou seu décimo disco de estúdio, “Midnights”.
Com 13 canções na versão padrão, o material contou com a principal produção do frequente colaborador Jack Antonoff. “Anti-Hero”, “Lavander Haze”, “Bejeweled” e “Karma” saíram como singles. Logo de cara, alcançou o topo das paradas e quebrou recordes. Veja três deles abaixo:
Vendas puras
Em sua primeira semana, “Midnights” vendeu mais de 1 milhão de cópias de álbuns puros nos Estados Unidos. Foi o primeiro a conseguir a marca desde “reputation” (2017), também da cantora.
Reproduções no Spotify num único dia
Para completar, o disco conseguiu o recorde de mais reproduções em um único dia na história do Spotify, com 8,1 milhões de streams em suas primeiras 24 horas.
Mais rápido a atingir 5 bilhões de reproduções
Após sete meses de lançamento, o projeto conseguiu 5 bilhões de reproduções. Tornou-se o mais rápido de uma artista feminina a bater o número.
Taylor Swift atualmente
Desde março de 2023, Taylor Swift está levando a “The Eras Tour” para inúmeros lugares do mundo – inclusive, o Brasil. O país recebeu seis shows em novembro do ano passado, sendo três no Rio de Janeiro e os outros três na capital paulista. Aliás, o celebra todas as fases da carreira da americana em um espetáculo de três horas e meia, divididos em atos.
De acordo com números divulgados pela Pollstar, a excursão arrecadou cerca de US$ 1,04 bilhão em vendas de ingressos. Isso somente com seus primeiros 60 shows – o que inclui a primeira etapa norte-americana e as primeiras datas em Buenos Aires, na Argentina. Assim, tornou-se a mais lucrativa da história.
A partir deste mês, Taylor retorna à América do Norte novamente, finalizando o itinerário em dezembro. Por isso, a Variety aposta que o número bata a casa dos US$ 2 bilhões.