Miley Cyrus está sendo processada por plagiar Bruno Mars com a música “Flowers”, lançada em 2023. Segundo informações adiantadas pelo portal The Guardian, o caso foi aberto em um tribunal federal de Los Angeles pela empresa Tempo Music Investments.
Na prática, o processo aponta similaridades entre o hit de Cyrus com a canção “When I Was Your Man”, disponibilizada pelo astro em 2012. “Qualquer fã de ‘When I Was Your Man’, de Bruno Mars, sabe que ‘Flowers’, de Miley Cyrus, não alcançou todo esse sucesso sozinha. ‘Flowers’ duplica vários elementos melódicos, harmônicos e líricos de ‘When I Was Your Man’, incluindo o design do tom melódico e a sequência do verso, a linha de baixo de conexão, certos compassos do refrão, certos elementos musicais teatrais, elementos líricos e progressões de acordes específicas.”, diz um trecho do texto.
Complementando, a Tempo Music Investments afirma que a utilização destes recursos citados acima aconteceu sem a devida autorização: “É inegável, com base na combinação e no número de similaridades entre as duas gravações, que ‘Flowers’ não existiria sem ‘When I Was Your Man’. Com ‘Flowers’, Cyrus, Hein e Pollack criaram um trabalho derivado de ‘When I Was Your Man’ sem autorização.”
Ademais, a empresa que iniciou o caso judicial trabalha como uma plataforma de investimento em direitos musical, além de adquirir e gerir o catálogo de artistas e produtores. Operando em parceria com a gravadora Warner Music Group, Bruno Mars está entre os clientes da marca.
Sobre as semelhanças entre os hits de Miley Cyrus e Bruno Mars
Logo quando “Flowers“, de Miley Cyrus, chegou ao mundo, diversos internautas notaram semelhanças entre o clássico “When I Was Your Man”, de Bruno Mars. Sobretudo, a popstar teria produzido o hit de 2023 com a consciência e intenção destas similaridades.
Isso porque a canção teve como inspiração o ator Liam Hemsworth, com quem Miley pediu divórcio em meados de 2020. Acontece que o astro de Hollywood tinha na composição de Mars uma de suas canções favoritas da vida. Assim, Cyrus decidiu se apropriar da obra e criar uma nova versão empoderada do hit de 2012.
Aliás, confira abaixo o refrão de ambas as músicas:
“When I Was Your Man”
Hum, jovem demais, tolo demais para perceber
Que eu deveria ter lhe comprado flores e segurado sua mão
Deveria ter lhe dado todas as minhas horas quando eu tive a chance
Ter levado você a todas as festas, porque tudo o que você queria fazer era dançar
Agora minha garota está dançando, mas está dançando com um outro homem
“Flowers”
Eu posso comprar flores para mim mesma
Escrever meu nome na areia
Conversar comigo mesma por horas
Dizer coisas que você não entende
Eu posso me levar para dançar
E eu posso segurar minha própria mão
Sim, eu posso me amar melhor do que você pode