Nesta última quinta-feira (19), o Museu da Imagem e Som (MIS) anunciou um curso sobre a obra de David Bowie. Intitulada “David Bowie Blackstar: A Obra Tardia”, a formação focará nos últimos dois discos lançados pelo astro, “Blackstar” (2016) e “The Next Day” (2013).
Ver essa foto no Instagram
Segundo o museu, o público-alvo das aulas engloba “interessados na psicologia da arte, música popular e para fãs de Bowie”. Aliás, Marcello Gabbay será o professor do curso, que focará em aspectos psicológicos e sociais dos álbuns. De acordo com o comunicado, Gabbay analisará melodia, arranjo, interpretação, mixagem e, é claro, as letras das canções.
Assim, “David Bowie Blackstar: A Obra Tardia” acontecerá entre os dias 8 e 16 de janeiro de 2025, às quartas e quintas-feiras, das 19 horas às 21 horas. Inclusive, o curso será presencial e custará R$ 160.
Dessa maneira, as inscrições estão abertas por meio do site oficial do MIS. Clique aqui para acessar.
Relembre o dia em que David Bowie e Billy Corgan (The Smashing Pumpkins) cantaram juntos
Billy Corgan nunca escondeu a admiração por David Bowie. Inclusive, o vocalista e guitarrista do The Smashing Pumpkins pôde conhecer de perto o saudoso cantor na década de 1990 e fez questão de destacar sua resiliência.
“Convivi um pouco com David Bowie nos anos 90. Estávamos na mesma gravadora, então nos trombávamos de vez em quando […]. As expectativas e o peso do seu legado são tão imensos. Para mim, ele não foi tratado com o respeito que merecia. Foi incrível que ele tenha conseguido passar pelos momentos ruins, continuar e criar ótimas músicas”, contou durante um Q&A com fãs, conforme publicado pela Far Out Magazine.
Não à toa, o cantor até mesmo compôs uma canção em homenagem ao Camaleão do Rock: “Zowie”. O próprio revelou que escreveu a faixa, presente no álbum “Ogilala” (2017), na época em que o colega de profissão faleceu, o que, ocasionalmente, fez com que pensasse muito nele. “Tive sorte de poder trabalhar um pouco com ele. Fiquei realmente espantado com sua morte”, comentou à época.
Fato é que, de fato, os dois tiveram a oportunidade de dividir o palco. A ocasião deu-se em 1997, em Nova York, no Madison Square Garden, quando Bowie resolveu celebrar os seus 50 anos ao lado de vários convidados. Juntos, apresentaram “All the Young Dudes”, canção composta pelo saudoso artista. Relembre abaixo: