Desde julho de 2022, o A-ha permanece afastado dos palcos. Os fãs já estavam estranhando esse silêncio, até que, nesta quarta-feira (4), veio a explicação por meio de uma entrevista publicada no site oficial do grupo. Morten Harket, vocalista da banda, revelou que foi diagnosticado com Parkinson.
O cantor não contou quando descobriu a doença, mas admitiu que ainda não sabe se consegue cantar como antes. Conversando com jornalista e biógrafo Jan Omdahl para a matéria, ele afirmou:
“Eu realmente não sei [se consigo cantar agora]. Não sinto vontade de cantar, e isso é um sinal para mim. Tenho a mente aberta em relação ao que acho que funciona; não espero conseguir ter controle técnico total. A questão é se consigo me expressar com a minha voz. Do jeito que as coisas estão agora, isso está fora de questão. Mas não sei se conseguirei fazer isso em algum momento no futuro.”
De qualquer forma, o artista afirmou que está lidando bem com a situação e que segue em tratamento. Além do uso de remédios, ele passou em 2024 por um procedimento cerebral com eletrodos, para aliviar os sintomas físicos, que costumam incluir tremores, lentidão de movimentos e alterações na fala.
Sendo assim, o futuro do A-ha ainda é incerto. Porém, o cantor não está preocupado, já que aproveitará a oportunidade para testar outros projetos, como explicou:
“Eu sempre quis fazer coisas diferentes, mas acabei conseguindo uma posição relativamente permanente como vocalista de uma banda. Quando digo que minha identidade não é ser cantor, essa é minha resposta direta. Vem direto do coração. As pessoas me associam a isso, naturalmente, e eu percebo. Vejo cantar como minha responsabilidade e, em certos momentos, acho absolutamente fantástico poder fazer isso. Mas também tenho outras paixões, tenho outras coisas que são uma parte tão grande de mim, que são tão necessárias e verdadeiras.”


