Preta Gil faleceu, neste último domingo (20), aos 50 anos. A cantora enfrentava um câncer colorretal, diagnosticado em 2023, e estava em tratamento contra a doença em Nova York, nos Estados Unidos.
A equipe da voz de “Sinais de Fogo” emitiu uma nota nas redes sociais oficiais da artista. No comunicado, é revelado que ainda não há previsão para a repatriação do corpo ao Brasil. O velório, porém, está previsto para ser realizado no Rio de Janeiro. Mais detalhes serão divulgados no futuro.
Abaixo, leia a nota na íntegra:
“Nossa amada Preta Gil deixará saudades. Pretinha partiu na tarde do último domingo, 20 de julho, após um longo e corajoso tratamento contra o câncer.
Neste momento, ainda não há previsão para a repatriação do corpo ao Brasil. O velório será realizado na cidade do Rio de Janeiro, familiares, amigos e o público poderão prestar suas últimas homenagens. Assim que houver definição sobre data, horário e local, divulgaremos por aqui. Agradecemos, mais uma vez, todo o carinho, respeito e compreensão de todos.”
Ver essa foto no Instagram
Preta Gil será homenageada com circuito de blocos de carnaval no Rio de Janeiro
Em homenagem à Preta Gil, a Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou a criação do circuito de blocos de carnaval nomeado Circuito de Blocos de Carnaval de Rua Preta Gil.
A informação chegou ao público nesta terça-feira (22), por meio do Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro. Por lá, a Prefeitura e o prefeito Eduardo Paes explicam o tributo:
“Considerando a participação decisiva de Preta Gil na retomada do Carnaval de Rua no Centro do Rio de Janeiro, contribuindo para sua afirmação enquanto espaço urbano de cidadania cultural.”
Além disso, o documento ainda relembra o Bloco da Preta, fundado pela voz de “Sinais de Fogo” há 16 anos, em 2009, descrevendo o evento como “uma das mais relevantes expressões do carnaval carioca reunindo milhões de pessoas nas ruas do Centro do Rio de Janeiro”.
O trajeto do Circuito Preta Gil também foi divulgado. Confira:
- Concentração: Rua Primeiro de Março, no trecho entre a Rua do Rosário e a Rua do Ouvidor;
- Percurso do desfile: Rua Primeiro de Março e Avenida Presidente Antônio Carlos;
- Finalização do percurso: Avenida Presidente Antônio Carlos, na altura da Rua Araújo Porto Alegre.
O circuito deve entrar na programação oficial do Carnaval de Rua da capital carioca a partir de 2026.


