O Natal é considerado a principal data para os vendedores brasileiros, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por isso, produtores e empresários reforçam o quadro de funcionários. A estimativa é de 450 mil contratações temporárias no quarto trimestre.
Neste fim de ano, uma das cenas mais comuns é de shoppings lotados com pessoas atrás de presentes. O estado de São Paulo tem mais de 190 shoppings ou cerca de 30% do total no Brasil, conforme dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Apenas na capital paulista são mais de 50.
Pensando nos consumidores paulistanos, a reportagem da Alpha FM fez um levantamento exclusivo, mostrando quais locais estão sorteando prêmios e/ou dando brindes. A pesquisa considerou os shoppings tradicionais, excluindo os centros populares e os especializados em decoração. Antes, conferimos se havia premiações nestes, mas a resposta foi negativa.
Chegamos a um total de 50 shoppings, ao menos 38 com alguma gratificação de Natal aos clientes e 12 sem (optamos por deixar os dois casos no mapa). Gratificação, talvez, não seja a melhor palavra, já que em todos os casos um gasto mínimo é necessário para ganhar ou tentar ganhar algo.
30 dos 38 shoppings adotaram o “comprou-ganhou”, dando um brinde a quem atinge determinada quantia em compras. Quase todos, 27 dos 30, oferecem panetones. O Frei Caneca, por outro lado, fornece um espumante, enquanto o Pátio Paulista, uma xícara de café personalizada, e o Boavista, uma lata de biscoitos.
Só um lugar, o Shopping Campo Limpo, está sorteando motos, enquanto 25, carros. O complexo que envolve os shoppings Metrô Tatuapé e Metrô Boulevard Tatuapé dará 50 prêmios, incluindo iPhones, SmarTVs. Já o Shopping Negreiros presenteará hospedagens em um resort. Para as premiações mais pomposas, colocamos uma estrelinha no mapa.
*Atualizada 07/12