A Secretaria de Saúde do Mato Grosso divulgou nesta segunda-feira (22) que identificou uma nova subvariante da covid-19. Intitulada de “JN 2.5”, ela é uma variação da Ômicron. Por meio de uma nota, a pasta comentou que realizou o teste em 15 pacientes infectados com a covid, e quatro deles testaram positivo para a nova cepa.
As vítimas foram hospitalizadas, mas três delas já receberam alta médica. A Secretaria realizou os testes entre os dias 16 e 18 de janeiro. No entanto, a quarta paciente tinha um quadro de uma doença pulmonar obstrutiva crônica e acabou falecendo.
O governo do estado pediu que a população evite pânico e mantenha-se em alerta para sintomas gripais. Além disso, as orientações incluem ainda o uso de máscara em caso de gripe ou resfriado e higienizar as mãos com sabão ou álcool 70%. Entretanto, outro ponto importante é a vacina contra a doença.
Além do Brasil, alguns outros países também identificaram a subvariante JN 2.5 da covid-19: Canadá, França, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Suécia e Reino Unido.
Vacinação contra a covid-19
Em dezembro de 2023, o Ministério da Saúde passou a recomendar uma nova dose da vacina bivalente para pessoas com 60 anos ou mais. A decisão foi tomada após a identificação de duas novas sublinhagens do vírus da covid-19 no país. No entanto, a medida vale também para imunocomprometidos acima de 12 anos que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de seis meses.
“Seguimos atentos ao cenário epidemiológico da covid-19. Com a identificação de duas novas sublinhagens no país, a JN.1 e JG.3, decidimos antecipar para grupos prioritários uma nova dose da vacina bivalente. A vacinação é essencial para nossa proteção”, twitou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
“Sempre trabalhamos para estarem disponíveis as vacinas mais atualizadas, seguras e eficazes aprovadas pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]. Em especial, para pessoas em grupos de risco ou com sintomas gripais, recomenda-se maior proteção”
Leia também: Inmet emite alerta e coloca 10 estados em perigo de tempestades