O dia em que Fernanda Montenegro quase venceu o Oscar de Melhor Atriz

Brasileira foi indicada no Oscar de 1999 pelo filme "Central do Brasil".

O Brasil já chegou muito perto de conquistar o tão sonhado Oscar. Ademais, o feito seria com uma das atrizes consideradas como patrimônio nacional daqui. Assim, Fernanda Montenegro quase colocou as mãos na famosa estatueta dourada durante a edição de 1999 do Oscar pelo filme “Central do Brasil“.

Aliás, sua atuação na obra era aclamada pela crítica e até chegou a ser citada no portal NY Times de Central do Brasil, declarando seu trabalho como “brilhante e habilidoso”. Entretanto, mesmo com um certo favoritismo, Montenegro também concorria com outros nomes de peso da área. Isso porque Meryl Streep, Emily Watson e Cate Blanchett estavam no páreo. Mas, Gwyneth Paltrow acabou levando a melhor pelo filme “Shakespeare Apaixonado”.

Apesar de já ser um assunto antigo, muitos brasileiros ainda não conseguem esquecer este acontecimento até hoje. Se Fernanda ganhasse, seria também uma conquista para todo o país, já que o Brasil continua até hoje no zero a zero com a premiação. A atriz chegou a revelar, no ano de 2012, que se recorda de vez em quando sobre o assunto, mas que “a vida continua”.  “Às vezes, vem. Às vezes, não. O momento daquele Oscar foi inesperado. E daí? O filme de Walter Salles continua sendo um ‘não Oscar’ maravilhoso. A vida continuou. A vida continua”, disse em entrevista à Veja.

No entanto, até mesmo a atriz americana Glenn Close chegou a comentar, durante participação no programa “Good Morning America”, que o prêmio deveria ter ido para a  brasileira.

Ademais, a grande vencedora da época, Gwyneth Paltrow, não ajudou para que o momento passasse batido. A atriz norte-americana revelou que utilizava o troféu que recebeu como peso de porta. Em um vídeo gravado pela revista Vogue, a estatueta realmente aparecia no meio do chão.

O Brasil no Oscar

Vale lembrar que Fernanda Montenegro não é a única brasileira a ter sido indicada no Oscar. Pelo contrário, desde 1945 os brasileiros já tentavam mostrar seus trabalhos para a maior premiação da indústria cinematográfica. Assim, confira alguns brasileiros que já foram nomeados no evento:

  • Ary Barroso, indicado à “Melhor Canção Original” no Oscar de 1945
  • “O Beijo da Mulher-Aranha”, indicado à “Melhor Filme” no Oscar de 1986
  • Fernanda Montenegro, indicada à “Melhor Atriz” no Oscar de 1999
  • “Democracia em Vertigem”, indicado à “Melhor Documentário” no Oscar de 2020.

Leia também: Relembre as principais polêmicas do Oscar

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados