Em 2007, James Blunt lançou um de seus maiores sucessos: “Same Mistake”. Anos mais tarde, os brasileiros Ávine Vinny e Matheus Fernandes referenciaram a música do britânico na faixa “Coração Cachorro”, que virou um sucesso no Brasil e alcançou o topo no Spotify à época.
De início, não ficou claro se os cantores nacionais pediram autorização para o astro. Por meio das redes sociais, Blunt, inicialmente, publicou um vídeo dançando a faixa com a legenda: “Parabéns pelo nº 1, pessoal! Enviarei meus dados bancários em breve”.
@jamesblunt Congratulations on the No.1, guys! Will send my bank details shortly… #coracaocachorro #latecoracao #fyp #fy
Conversando com o g1, Blunt revelou que conheceu a versão brasileira do hit por meio de postagens nas redes sociais e elogiou a “homenagem”:
“Eu não me lembro do dia exato, mas aos poucos, no Twitter, no TikTok e no Instagram, comecei a receber mensagens dizendo: ‘Ei, a gente está ouvindo sua música sendo tocada no Brasil.’ Foi o que eu entendi no começo. Mas aí eu vi as referências: sua música está nessa outra música. Foi realmente fantástico ver essa música sair do nada e virar um enorme hit pelo país. Até antes disso eu estava em contato com os caras do grupo. As pessoas estavam perguntado se dava para ouvir ‘Same mistake’ na música. E eles sempre foram super legais a respeito disso. Dizendo que era uma inspiração em vários sentidos.”
Durante o bate-papo, ele também confirmou que Ávine e Matheus entraram em contato para falar sobre “Coração Cachorro”:
“É uma música muito divertida. É uma melodia muito cativante, e por isso teve tanto sucesso. Quando você ouve, não consegue tirar da cabeça, do melhor jeito possível. Eu espero muito ouvir mais hits desses caras. Toda nossa comunicação foi muito amigável. A gente está realmente impactado com o sucesso deles. E eu estou grato pela atitude calorosa deles em tudo. Está sendo muito legal ver, de verdade. Estou torcendo pelo sucesso deles.”
No fim das contas, Blunt passou a receber 20% dos ganhos pela composição após um acordo feito amigavelmente pelas partes envolvidas.
James Blunt no Brasil
Desde fevereiro, James Blunt está na estrada com a turnê “Back to Bedlam 20th Anniversary”. Como diz o nome, a série celebra os 20 anos do disco que alavancou a carreira do cantor, “Back to Bedlam” (2004), sobretudo por hits como “You’re Beautiful” e “Goodbye My Lover”.
Além de desembarcar na Europa, Oceania e América do Norte, o giro incluirá a América do Sul e, claro, o Brasil – com um show único no dia 8 de julho, no Terra SP, em São Paulo, cujos ingressos estão à venda na Ticketmaster Brasil. Será a primeira passagem do astro no país desde 2018.


