Até o momento, os shows de reunião do Oasis têm data para acabar. Com 41 compromissos anunciados, a série de apresentações passou pelo Reino Unido, está na América do Norte e, então, desembarca na Ásia, Oceania e América do Sul, com os shows finais acontecendo nos dias 22 e 23 de novembro, no Estádio do Morumbis, em São Paulo.
Porém, os fãs desde o início acharam muito estranho o fato de que a Europa ficou praticamente excluída do itinerário. Em janeiro, o vocalista Liam Gallagher respondeu a uma admiradora no antigo Twitter e afirmou que o grupo não adicionaria nenhuma outra apresentação no continente. “Não vamos tocar na Europa”, disse o cantor.
A saga ganhou um novo capítulo quando, no início de agosto, o vereador de Roma revelou que o Oasis estaria em negociação para um show na capital da Itália. Não há confirmação oficial, mas novos rumores já estão chegando a respeito do ano que vem.
Basicamente, o Oasis realizou apresentações históricas na área de Knebworth, na Inglaterra, há décadas. Nos dias 10 e 11 de agosto de 1996, a banda reuniu mais de 250 mil fãs em apresentações que viraram até mesmo um filme – disponibilizado poucos anos atrás, em 2021, sob o nome de “Oasis Knebworth 1996”.
Diante da reunião dos irmãos Gallagher, rumores de que o grupo voltaria a Knebworth surgiram. Em setembro do ano passado, uma fonte anônima disse ao The Sun:
“Um retorno a Knebworth parece um sonho impossível, mas agora é algo que está sendo considerado por Noel e Liam. Eles estão totalmente comprometidos com seu retorno no ano que vem e querem ver como eles se dão antes de tornar essa ideia uma realidade.”
Não demorou para que o Oasis negasse a informação. Por meio do X/Twitter, os músicos declararam: “Ao contrário do que foi em alguns tabloides do Reino Unido, o Oasis não tocará no Knebworth Park no futuro. Não há planos para outras datas no Reino Unido além da turnê atualmente anunciada em estádios.”
Porém, os boatos voltaram a surgir quando, segundo o The Sun, o perfil do Knebworth publicou e rapidamente excluiu em março uma postagem que sugeria uma possível apresentação do Oasis no lugar em comemoração aos 30 anos dos concertos mencionados.
Uma fonte, agora, revelou ao Daily Mail que os artistas teriam até batido o martelo quanto às datas: seriam cinco apresentações no local. “Depois de todos esses anos insistindo que não vão voltar a tocar juntos, agora Liam e Noel reservaram essas datas, anotaram cinco dias para os shows. É tudo muito empolgante para os fãs. Lá em 1996, foi algo muito especial. Foi o auge do Britpop, então o retorno do Oasis a Knebworth seria simplesmente perfeito para os fãs.”
Vale destacar que Henry Lytton-Cobbold, proprietário da Knebworth House, já fez um convite público para a banda tocar por lá em 2026: “Wembley é um local de aquecimento razoável para Knebworth. Então preparem-se para uma grande festa de 30 anos em 2026. Isso é o que as pessoas querem e eles parecem muito bons em dar o que as pessoas querem. Seria uma ótima maneira de realizar a melhor festa de todas as festas”, disse, conforme a BBC.


