Ópera de Paris anuncia planos para abrir escola de dança no Brasil

A Ópera de Paris, referência mundial na ópera, dança e música clássica, está planejando abrir sua primeira escola de dança fora da França, no Brasil. A princípio, a iniciativa visa oferecer oportunidades para jovens talentos brasileiros que sonham em se profissionalizar na área.

Em virtude disso, representantes da instituição visitarão o Brasil em abril para dar o primeiro passo nesse projeto. Eles visitarão, portanto, o Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba em busca de um local para a escola e de parcerias com entidades locais. O objetivo é que a escola esteja funcionando até 2025, ano em que será celebrado o Ano da França no Brasil e vice-versa.

A idealizadora do projeto é Maria Isabel Garcia dos Santos-Nivault, brasileira radicada em Paris há mais de 30 anos. Atualmente, ela atua como embaixadora da Ópera de Paris e ajuda a atrair mecenas para apoiar o projeto de bolsas de estudo para alunos de outros países.

Eu não faço parte do mundo da música, mas posso ajudar com meu entusiasmo. A academia oferece aproximadamente 12 vagas por ano para artistas do mundo todo, e a escola de dança, umas três ou quatro para alunos vindo do exterior. O Brasil pode ter um lugar nesse grupo seleto. Para isso, as escolas de dança e música têm de detectar seus talentos e ficar atentas às inscrições. Nós somos o país do samba e da bossa nova. Mas temos também grandes músicos e bailarinos clássicos. Ver a alegria e a incredulidade desses jovens que conseguem chegar aqui é a minha realização. É preciso determinação”, afirmou Maria Isabel.

O prestígio

A escola de dança da Ópera de Paris é uma das mais prestigiadas do mundo, formando bailarinos dos 8 aos 18 anos. A instituição oferece um ensino de alto nível, com foco na técnica clássica e na expressividade artística.

A abertura da escola no Brasil será uma oportunidade única para jovens talentos que não possuem acesso a uma formação de qualidade em dança clássica. A iniciativa também contribuirá para o desenvolvimento da cultura e das artes no país.

Leia também: Confira 5 músicas que estão prestes a bater 1 bilhão de visualizações no YouTube

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados