Considerada um ícone do R&B e da soul music, Roberta Flack morreu nesta segunda-feira (24), aos 88 anos. A notícia foi dada por seus representantes por meio de um comunicado à imprensa.
Até o momento, o motivo da morte não foi divulgado. No entanto, a cantora enfrentava esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa, como reportado por sua equipe em 2022.
Em suas mais de cinco décadas de carreira, Flack produziu hits inesquecíveis que marcaram época. A fim de celebrar a trajetória e o impacto dessa artista de peso, confira os seus cinco maiores sucessos:
“Killing Me Softly With His Song”
Sem dúvidas, “Killing Me Softly With His Song” é o maior hit de Roberta. Inicialmente, a canção foi escrita por Charles Fox, Norman Gimbel e Lori Lieberman. Aliás, Lieberman foi a responsável pela primeira versão da faixa, lançada em 1972.
Em 1973, Flack regravou a música e a tornou um grande sucesso. “Killing Me Softly” chegou ao topo da Billboard Hot 100, a principal parada musical dos Estados Unidos, e, em 1974, ganhou o Grammy nas categorias “Gravação do Ano” e “Melhor Performance Pop Vocal Feminina”.
“The First Time Ever I Saw Your Face”
“The First Time Ever I Saw Your Face” foi a faixa responsável por colocar a cantora sob os holofotes. Lançada em 1969, a música caiu na boca do público três anos mais tarde, em 1972, quando ela integrou a trilha sonora de “Perversa Paixão”, filme que marcou a estreia de Clint Eastwood na direção.
“Tonight I Celebrate My Love” com Peabo Bryson
Escrita por Gerry Goffin e Michael Masser, “Tonight I Celebrate My Love” é uma parceria de Roberta Flack e o cantor Peabo Bryson. Este foi o single principal do álbum colaborativo “Born to Love”, lançado em 1983.
“Feel Like Makin’ Love”
“Feel Like Makin’ Love” é a música responsável por fazer Roberta quebrar um recorde na Billboard Hot 100. A canção chegou ao topo do ranking em 1974, se tornando a terceira música da cantora a atingir o feito.
Seguindo o sucesso de “The First Time Ever I Saw Your Face”, em 1972, e “Killing Me Softly With His Song”, em 1973, Flack se tornou a primeira artista feminina a emplacar uma faixa no número um por três anos seguidos desde a década de 1940.
“Where Is The Love” com Donny Hathaway
Outra parceria famosa da cantora, “Where Is The Love”, com Donny Hathaway, foi lançada em 1972 para o disco “Roberta Flack & Donny Hathaway”. Ela chegou à 5ª posição da Billboard Hot 100 e ganhou o Grammy de “Melhor Performance Pop Vocal por Dupla ou Grupo” em 1973.