Oscar 2024: a presença feminina na cerimônia

O Oscar 2024 está muito perto! Neste domingo, 10 de março, acontece a maior premiação da indústria cinematográfica. A cerimônia já passou por diversas polêmicas e questionam constantemente a ausência de mulheres em diversas categorias. Até o ano passado, por exemplo, apenas quatro edições da premiação tiveram obras de cineastas femininas indicadas.

Neste ano, por exemplo, surgiram muitos questionamentos por conta da falta do nome de Greta Gerwig na categoria “Melhor Direção”. Greta foi responsável por “Barbie”, a maior bilheteria de 2023, que trouxe para as telonas um dos universos infantis mais conhecidos.

Entretanto, este acontecimento já se repetiu no Oscar 2019, com “Adoráveis Mulheres”. A cineasta fez uma nova adaptação do livro Louisa May Alcott, e o longa-metragem foi indicado na categoria “Melhor Filme” e ainda recebeu nomeações nas categorias “Melhor Atriz” e “Melhor Atriz Coadjuvante”.

Aproveitando que nesta sexta-feira, 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a gente te conta quais são as artistas indicadas ao Oscar 2024:

Sandra Hüller 

A atriz alemã Sandra Hüller não está somente em um longa indicado à categoria “Melhor Filme”, mas dois! Ela atua tanto em “Anatomia de uma Queda” quanto em “Zona de Interesse”. No entanto, ela foi indicada ao Oscar pelo seu papel de uma escritora acusada de matar seu marido. Sem dúvidas uma das atuações mais notáveis de 2024. Um das cenas mais marcantes é o monólogo em que Sandra discute com seu marido por conta das escolhas de vida do casal.

Justine Triet

Ainda falando de “Anatomia de uma Queda”, Justine Triet é a única mulher indicada na categoria “Melhor Direção”. A produção é extremamente original, e poderia ter sido inscrita na categoria “Melhor Filme Internacional”, no entanto, a França fez uma manobra corajosa e colocou o longa-metragem em “Melhor Filme”. A escolha valeu a pena, afinal das contas!

Emma Stone 

A atriz é uma das grandes apostas do Oscar 2024. Ela levou a vitória no Critics Choice Awards e no BAFTA pelo seu papel de Bella Baxter em “Pobres Criaturas”. Lembrando que Emma já tem um Oscar pelo seu papel em “La La Land: Cantando as Estações” (2016). No entanto, o novo filme de Yorgos Lanthimos traz uma nova faceta de Emma.

Lily Gladstone

Lily Gladstone fez história ao ganhar o Globo de Ouro na categoria “Melhor Atriz” pelo seu papel em “Assassinos da Lua das Flores”. Durante o seu discurso de aceitação, ela comentou sobre a importância de dar visibilidade para as histórias de povos indígenas nas produções de cinema e televisão. Aliás, ela concorre também no Oscar 2024 pelo mesmo filme.

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados