Oscar 2024: como são escolhidos os vencedores das categorias?

Estamos na temporada das premiações. Neste domingo (10) aconteceu a cerimônia do Oscar 2024. O evento celebra a indústria cinematográfica americana e destaca as principais produções do ano anterior. No entanto, o que muita gente fica se perguntando é como a Academia seleciona os vencedores de cada ano?

Primeira coisa a ser explicada é que as únicas pessoas que podem votar são os integrantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Aliás, a organização precisa convidar o artista para participar e atualmente são 10 mil membros. Em síntese, os produtores inscrevem seus filmes, e após as seleções feitas, os membros da Academia votam em suas performances favoritas.

Ademais, a única forma um pouco diferente é para a categoria Melhor Filme, já que são feitos rankings de preferência entre os indicados. Ademais, o longa-metragem ganhador precisa aparecer no topo em mais de 50% das listas. No entanto, caso haja um empate, a Academia realoca os votos do filme que apareceu no final da lista para o segundo colocado do ranking.

A informação dos vencedores é super secreta. Aliás, para aumentar a segurança, os organizadores não fazem nenhuma inscrição nas estatuetas até elas chegarem ao Dolby Theatre. Somente após o anúncio de todas as categorias, é que a produção consegue gravar os nomes no Oscar.

Alguns dos membros brasileiros da Academia são: Fernanda Montenegro, Sônia Braga, Fenando Meirelles, Carlinhos Brown e Kleber Mendonça.

Oscar 2024 

O Oscar 2024 aconteceu neste domingo, 10 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Todo ano, muitas pessoas fazem suas apostas do que pode rolar no evento e quais serão os vencedores. Neste ano, os olhos estavam voltados para “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, com 13 indicações. O que não foi grande surpresa quando o longa-metragem ganhou nas principais categorias “Melhor Ator”, “Melhor Direção” e “Melhor Filme”.

“Pobres Criaturas”, a nova empreitada do diretor Yorgos Lanthimos, levou 3 Oscar em seguida. As premiações foram nas categorias de Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Penteado e Melhor Direção de Arte. Em síntese, a produção conta a história de Bella Baxter, uma jovem trazida de volta à vida por um cientista. Aliás, com um tom futurista, os penteados e figurinos são elaborados e coloridos.

Leia também:

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados