Oscar 2024: o real impacto da premiação no mundo do cinema

Desde sua criação em 1929, o Oscar tem o reconhecimento mundial como a premiação mais prestigiada do universo cinematográfico. Sendo um símbolo de reconhecimento pela indústria do cinema, a cerimônia carrega consigo uma responsabilidade notável, uma vez que os filmes premiados ganham uma visibilidade muito maior. Neste domingo (10), conheceremos os novos ganhadores da maior premiação do mundo.

O impacto da premiação mais prestigiada

A importância do Oscar para o mercado audiovisual é enorme. Para começar, o prêmio tem um impacto direto sobre a bilheteria dos filmes premiados.

É comum que parte do público não conheça os ganhadores da cerimônia, pois normalmente quem acaba levando o prêmio são produções que não tiveram tantas propagandas e apelo do público. Eventualmente, quem não viu, acaba ficando interessado em assistir aos vencedores – o que ocasionalmente gera lucro e visibilidade. Além disso, os filmes indicados ao Oscar têm uma exposição global, o que pode abrir portas para novos negócios e oportunidades.

O financeiro está longe de ser o único benefício aos indicados e ganhadores. Por outro lado, os estúdios e produtores das obras recebem o merecido prestígio e reconhecimento mundial. Quem está por trás das produções pode usar o Oscar como fonte de marketing para novos trabalhos, desta maneira promovendo e alcançando novos públicos e interesses em relação ao seu produto.

Outra vantagem está relacionada à futuros artistas envolvidos em suas criações. O respeito no entorno da equipe acaba ficando massivo. Assim, atores e atrizes renomados demonstram interesse em trabalhar em outros projetos que venham acontecer. 

Por fim, o Oscar tem um papel importante na formação da cultura popular. Muitos dos filmes premiados acabam virando clássicos do cinema, mudando a forma como a sociedade enxerga o mundo. Filmes como “O Poderoso Chefão”, “Forrest Gump” e “Titanic” são vistos e reconhecidos até hoje, e, sem dúvidas, serão eternamente referências para novas obras.

Em suma, para os profissionais do cinema, uma indicação ou vitória no Oscar pode ter um efeito significativo em suas carreiras. Isso pode abrir portas para projetos mais ambiciosos, aumentar as oportunidades de trabalho e elevar seu status na indústria.

Leia também: Prime Video divulga trailer oficial de Fallout

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados