Oscar 2024 registra sua maior audiência em 4 anos

A cerimônia do Oscar 2024 marcou, certamente, um retorno significativo de público após a queda brusca causada pela pandemia de Covid-19. Nesse sentido, a transmissão atraiu 19,5 milhões de espectadores nos Estados Unidos, tornando-se a edição mais vista dos últimos quatro anos.

Esse número representa um aumento de 4% em relação a 2023 e é parte de uma tendência de crescimento contínua. A premiação atingiu seu ponto mais baixo da história em 2021, ano em que todas as cerimônias de premiação sofreram com a pandemia. A ABC, emissora responsável pela transmissão, vem registrando aumentos gradativos de audiência desde então.

Para atrair o público de volta, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e a ABC tomaram algumas decisões estratégicas. A cerimônia deste ano começou uma hora mais cedo, às 20h no horário de Brasília, na tentativa de incentivar as pessoas a assistirem até o final. A estratégia parece ter funcionado. Conforme a ABC, a audiência atingiu o pico na última meia hora, com 21,9 milhões de espectadores.

Além disso, a presença de filmes populares como “Barbie” e o grande vencedor da noite, “Oppenheimer”, também é vista como um fator que contribuiu para o aumento do interesse. 

Mudanças nos hábitos de consumo

Apesar da melhora, os números do Oscar continuam distantes do seu auge. Anos atrás, a premiação era frequentemente o segundo programa mais assistido do ano, perdendo apenas para o Super Bowl. Até 2018, a audiência nunca havia caído abaixo de 30 milhões de espectadores.

A mudança no hábito de consumo de mídia, com a ascensão do streaming e outras plataformas de vídeo, é apontada como uma das principais causas da queda de audiência. Poucos eventos ao vivo, fora do Super Bowl, conseguem atrair o mesmo público que antigamente. Mesmo assim, o Oscar 2024 mostra sinais de recuperação e a expectativa é que a tendência de crescimento continue nos próximos anos.

Leia também: Oscar 2024: uma noite de reencontros

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados