Desde 2018, o mês de outubro no Brasil representa um importante período para a sociedade do país. Como parte do chamado “Outubro Rosa”, uma campanha em grande escala para a conscientização e prevenção sobre o câncer de mama é realizada ao longo dos dias.
Conforme o Ministério da Saúde, tal tipo de câncer é o mais comum entre as mulheres no mundo e em território nacional, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Neste ano, surgiram 73,6 mil novos casos no país – sendo que estimativa aponta um risco de 66,54 de diagnósticos a cada 100 mil mulheres.
Relativamente, a doença é mais rara antes dos 35 anos, porém, a partir dos 50 anos, é observado o contrário. Em suma, o sintoma mais comum envolve o aparecimento de um nódulo, na maioria das vezes indolor, duro e irregular. De maneira geral, outros sinais de alerta são:
- Mamilo invertido;
- Secreção no mamilo;
- Caroço na axila;
- Inchaço em parte ou toda mama;
- Pele com aspecto enrugado;
- Dor na mama ou no mamilo;
- Irritação na pele.
Conscientização
É necessário que a população tenha conhecimento acerca do tema, para identificar qualquer alteração suspeita e eventuais anormalidades. Assim, é possível buscar uma ajuda profissional o mais rápido possível. Paula Saab, médica mastologista membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia e preceptora do curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS), explica:
“Nesse cenário, a prática do autoconhecimento se torna além de um autocuidado um hábito importante na detecção de lesões, uma vez que a grande maioria dos tumores de mama se apresentam como nódulos palpáveis. Vale ressaltar que a prática não exclui o exame clínico.”
Prevenção
Entre as principais maneiras de prevenir o câncer de mama, estão:
- Praticar atividade física
- Evitar consumo de álcool
- Manter alimentação saudável
- Realizar exames como mamografia, seguindo recomendação médica
Saiba mais sobre o Outubro Rosa
Aliás, em 2023, a Alpha Fm realizou o festival “Delas Para Elas” em parceria com o Laboratório Femme. Sobretudo, a proposta foi contar e compartilhar histórias inspiradoras de mulheres que já passaram por algum tipo de câncer. Com muito carinho e emoção, o evento contou também com pockets shows de Ana Gabriela e Nina Fernandes, além de sortear brindes e prêmios exclusivos. Confira os principais pontos dessa roda de conversa abaixo: