“Parasita”: o filme que mudou os paradigmas do Oscar 2020

Nem todo mundo acompanha o Oscar de forma assídua. Algumas pessoas simplesmente pensam nos filmes indicados na categoria “Melhor Filme”, ou nem se preocupam em realizar uma maratona para conhecer os selecionados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. No entanto, mesmo quem pouco conhece de cinema, consegue lembrar com clareza sobre a vitória de “Parasita” em 2020.

Naquele momento, poucas pessoas acreditavam que o longa-metragem seria até indicado na categoria “Melhor Filme” ao invés de “Melhor Filme Internacional”. Entretanto, quem assistiu à cerimônia do Oscar 2020, pôde acompanhar a produção levar não só o Oscar de “Melhor Filme”, como também o de “Melhor Roteiro” , “Melhor Direção” e “Melhor Filme Estrangeiro”. Bong Joon-ho mudou as regras do jogo do cinema ao retratar uma família sul-coreana, e desta mesma forma, falar sobre o capitalismo e o mundo inteiro.

Em síntese, “Parasita” conta a história de uma família muito pobre, cujo patriarca consegue um emprego numa casa de um núcleo rico. Aos poucos, eles vão tomando da casa e passando como “parasitas”.

Entretanto, o que surpreende da produção é o final. Sem spoilers! Mas pouca gente poderia antecipar o final do filme, e até entender o que ele impactaria na indústria cinematográfica. O longa já tinha feito história  ao se tornar o primeiro filme de língua estrangeira a vencer a principal categoria da premiação do SAG Awards, entregue pelo Sindicato dos Atores dos EUA — Melhor Elenco de Filme. Também, levou o prêmio para melhor filme estrangeiro do Globo de Ouro.

Parasita e os Oscar posteriores

Neste ano, por exemplo, temos uma abertura maior às indicações. “Anatomia de uma Queda” de Justine Triet é um filme francês indicado à categoria de “Melhor Filme”. Já “Zona de Interesse”, produção alemã, concorre tanto em “Melhor Filme” quanto em “Melhor Filme internacional”.

Leia também: Você sabia que “Nyad”, indicado ao Oscar, foi baseado em uma história real?

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados