Morrissey disponibilizou o seu mais recente álbum, “I Am Not a Dog on a Chain”, há cinco anos, em 2020. No entanto, esse não foi o último disco planejado pelo cantor, que desejava lançar um projeto inédito em 2023.
A coletânea, batizada de “Bonfire of Teenagers“, foi anunciada em 2022 e estava programada para chegar ao público em fevereiro do ano seguinte, o que nunca aconteceu. Este seria o 14º álbum da discografia do ex-vocalista do The Smiths e contaria com a participação de astros como Billy Idol e Miley Cyrus nos vocais e Chad Smith e Flea, do Red Hot Chili Peppers, nos instrumentais, além da produção de Andrew Watt.
Entenda por que a produção nunca chegou aos fãs:
Parceria com Iggy Pop, Miley Cyrus e mais: o que aconteceu com o 14º disco não lançado de Morrissey?
Como mencionado acima, o projeto deveria ter estreado em 2023, sob o selo da Capitol Records. Na época, ele já estava cantando canções do projeto em shows ao redor dos Estados Unidos, incluindo a faixa-título “Bonfire of Teenagers”.
Porém, em 23 de dezembro de 2022, Morrissey anunciou a saída da gravadora por meio de uma nota em seu site oficial, revelando que havia “se retirado voluntariamente de qualquer associação com a Capitol Records (Los Angeles)“.
No dia seguinte, 24 de dezembro, outra mudança em relação ao disco foi compartilhada com o público. Neste caso, o artista contou que Miley Cyrus, que participaria da música “I Am Veronica”, tinha pedido para ser retirada da gravação.
“Miley Cyrus agora quer ser removida da música ‘I Am Veronica’, para a qual ela se ofereceu como backing vocal há quase dois anos“, escreveu no site. “Isso acontece em um momento em que Morrissey se desvinculou da Capitol Records (Los Angeles), que controla o álbum oculto ‘Bonfire of Teenagers’.”
Em relação ao lançamento do álbum, após a saída do astro da Capitol Records, os direitos autorais do projeto seguiram com a gravadora, que engavetou a coletânea.
Meses mais tarde, em outubro de 2023, Morrissey revelou à Fox 5 New York que a gravadora havia oferecido a compra do álbum para ele, que o adquiriu, de fato, em abril de 2024. O projeto, porém, segue longe do público, exceto pelas faixas tocadas ao vivo, que foram gravadas e estão disponíveis nas redes sociais.
Abaixo, confira o repertório do álbum:
- “I Am Veronica”
- “Rebels Without Applause”
- “Kerouac’s Crack”
- “Ha Ha Harlem”
- “I Live in Oblivion”
- “Bonfire of Teenagers”
- “My Funeral”
- “Diana Dors”
- “I Ex-love You”
- “Sure Enough The Telephone Rings”
- “Saint In a Stained Glass Window”
Morrissey no Brasil em 2025
Morrissey voltará ao Brasil para um show único. Após cancelamentos em 2023 e no ano passado, o eterno integrante do The Smiths cantará no Espaço Unimed, em São Paulo, no próximo dia 12 de novembro. Ingressos restantes seguem à venda na Live Pass.
Geralmente, a duração das apresentações do artista varia e conta com uma média de 18-20 faixas. Dentre as canções, o repertório abrange tanto a carreira solo do cantor, quanto músicas da banda que o consagrou. Basicamente, nos setlists mais recentes e de maneira intercalada, apareceram as seguintes faixas do grupo:
- How Soon Is Now?
- Last Night I Dreamt That Somebody Loved Me
- Shoplifters of the World Unite
- Please, Please, Please Let Me Get What I Want
- Half a Person


