Paris-2024: Rio Sena ficará em condições a tempo? Ministra e prefeita mergulharam

Faltando menos de 10 dias para a abertura da Olimpíada de Paris, autoridades francesas garantem que o Rio Sena ficará próprio para banho. O dia do cerimonial, quando as delegações serão transportadas por barcos pelo rio, não é o que preocupa, mas as datas das modalidades que usufruirão das águas do Sena.

São dois esportes e cinco competições: triatlo (feminino, masculino e revezamento) e maratona aquática (feminina e masculina). O triatlo será entre os dias 30 e 31 deste mês, e as maratonas nos dias 8 e 9 de agosto. Campeã em Tóquio-2020, a nadadora brasileira Ana Marcela Cunha tentará mais um ouro.

A um mês dos Jogos Olímpicos, o Comitê Organizador estava apreensivo com as condições do Rio Sena. As medições caminhavam bem até que uma chuva forte arrastou quantidade significativa de dejetos. Apesar disso, Comitê, Prefeitura de Paris e governo da França mantém a aposta na qualidade da água.

A despoluição do Rio Sena foi um dos trunfos para que o Comitê Olímpico Internacional escolhesse Paris como cidade-sede em 2017. O investimento na empreitada chega a 1,4 bilhão de euros (R$ 8,3 bilhões). O esforço não deixa de ser uma grande demonstração de apreço pelo meio ambiente. Porém, um eventual cancelamento das provas ou transferência para outro lugar, em favor da saúde dos atletas, será uma vexame para os franceses.

No último sábado (13), a ministra do Esporte da França, Amélie Oudéa-Castéra (vídeo abaixo), mergulhou no Rio Sena. Nas redes sociais, ela escreveu: “Promesse tenue” (promessa cumprida). O triatleta paralímpico francês Alexis Hanquinquant a acompanhou. ATUALIZAÇÃO: Anne Hidalgo, prefeita de Paris, também deu um pulo nesta quarta (18), falta o presidente francês Emmanuel Macron.


Aliás! Siga a Alpha FM para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da música, entretenimento e cultura.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados