Brian Wilson, cofundador da lendária banda Beach Boys, morreu aos 82 anos. A notícia chegou nesta quarta-feira (11) por meio de um comunicado publicado pela família do astro nas redes sociais.
A causa da morte não foi revelada, mas o artista enfrentava um distúrbio neurocognitivo semelhante à demência, diagnosticado no início de 2024. Aliás, por esse motivo, em maio do último ano ele foi colocado sob tutela legal.
Extremamente influente na cena musical, o vocalista e multi-instrumentista serviu de referência para outros grandes nomes da música, ao lado do grupo, em atividade desde 1961. Veja três exemplos abaixo:
Paul McCartney
Paul McCartney considerava Brian um grande compositor. Apesar da rivalidade, o eterno Beatle acredita que “God Only Knows”, presente no álbum “Pet Sounds” (1966), é a melhor canção criada pelo saudoso colega de profissão: “Brian Wilson meio que provou ser um compositor realmente incrível. Naquela época, eu estava muito interessado em acordes, harmonias e coisas assim, e acabamos desenvolvendo uma espécie de rivalidade. A gente lançava uma música, o Brian ouvia, e então fazia uma. O que é bacana — é como eu e o John. Sabe, você tenta superar o outro o tempo todo. E aí ele lançou ‘God Only Knows’, do álbum ‘Pet Sounds’, e eu acho que tem uma ótima melodia, harmonias, palavras”, destacou no The Ronnie Wood Show, como compartilhado pela Consequence.
Os dois chegaram a cantar juntos a faixa durante uma apresentação beneficente em 2002. Ouça abaixo:
Daft Punk
Brian também parece ter exercido uma influência direta no trabalho do Daft Punk. Na música “Teachers”, presente no álbum de estreia “Homework” (1997), o duo cita o nome do vocalista e multi-instrumentista, creditado como um dos responsáveis por ter popularizado a musica eletrônica. Inclusive, no encarte do disco, há uma frase de Wilson: “Eu queria escrever músicas alegres que fizessem as pessoas se sentirem bem. Músicas que ajudam e curam, porque acredito que a música é a voz de Deus.”
Jim Morrison
A saudosa autora Patricia Kennealy-Morrison, que foi casada com Jim Morrison, revelou que o marido era um grande fã de Brian Wilson. No livro “Moonlight Drive: The Stories Behind Every Doors’ Song”, ela conta a respeito do falecido vocalista do The Doors:
“Jim achava que Brian Wilson era um gênio. A gente brigava muito por causa disso. Eu dizia: ‘Ah, ele escreve sobre conversíveis e surfe!’ E o Jim respondia: ‘Não, não — ‘Pet Sounds’, ‘Smile’ — esse cara é brilhante.’”


