Paulinho da Costa, percussionista brasileiro, ganhou a sua estrela na Calçada da Fama nesta quarta-feira (13). Ele é o primeiro artista nascido no Brasil a conquistar esta honraria.
A homenagem foi anunciada em julho do último ano, pela Câmara de Comércio de Hollywood, a organização que cuida da calçada da fama.
Para celebrar o músico, foram convidados o tecladista Larry Dunn, o guitarrista Ray Parker Jr. e Paulo da Costa, filho de Paulinho.
Paulinho da Costa’s star is revealed on the Hollywood Walk of Fame pic.twitter.com/ZIDsKp3zHu
— Variety (@Variety) May 13, 2026
O músico começou a sua carreira em 1963 e é um requisitado músico de sessão nos Estados Unidos. São, ao todo, mais de 6 mil gravações que levam o nome do brasileiro nos créditos.
Inclusive, ao longo da sua trajetória, Paulinho participou de grandes álbuns de ícones da música, como o “Thriller” do Michael Jackson, “True Blue“, da Madonna e “Let’s Talk About Love“, da Céline Dion.
No cinema, ele também é acreditado na trilha sonora de filmes como “Os Embalos de Sábado à Noite“, “Jurassic Park” e “Dirty Dancing“.
A história de Paulinho é contada no documentário “The Groove Under The Groove: Os Sons de Paulinho da Costa”, lançado no último mês de março e disponível na Netflix.
Além de Paulinho, há outro nome brasileiro na Calçada da Fama: Carmen Miranda. A portuguesa naturalizada brasileira ganhou uma estrela para chamar de sua em 1941.
- Leia também: Miley Cyrus ganhará uma estrela na Calçada da Fama


