Em 2024, completa 100 anos do nascimento do compositor e zoólogo brasileiro Paulo Vanzolini. O músico, aliás, é responsável por clássicos como “Ronda” e “Volta Por Cima” e marcou a história da MPB. Por conta disso, o Sesc Ipiranga realiza uma exposição especial para contar a história desta figura. O projeto contou com a participação dos filhos do cientista, Toni e Maria Eugênia Vanzolini, e estreia no dia 28 de agosto.
“A data simbólica do centenário de Paulo Emilio Vanzolini, nosso pai, nos motivou a pensar uma exposição que mostrasse um pouco da pluralidade desse brasileiro que ouviu, traduziu, pesquisou, escreveu, cantou e pensou um Brasil bom, diverso e inclusivo.”, comentou Toni a respeito da ideia por trás da iniciativa.
Em suma, a ideia de trazer a mostra para o Sesc Ipiranga tem relação também com a proximidade com o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, onde Vanzolini trabalhou por 50 anos.
Serviço
100 anos de Paulo Vanzolini, o cientista boêmio
- Abertura em 28 de agosto, às 19h
- Visitação: de 29 de agosto de 2024 a 16 de março de 2025
- terça a sexta, das 9h às 21h30. Sábados, das 10h às 20h. Domingos e feriados, das 10h às 18h30.
- Recursos de acessibilidade: videolibras, audiodescrição, leitura ampliada e em braile, reproduções, mapa e pisos táteis e legendagem.
- Agendamento de grupos:[email protected]
- Entrada gratuita e livre a todos os públicos.
Sesc Ipiranga
- Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga, São Paulo.
Leia também: Dia Nacional do Patrimônio Histórico: 5 roteiros de memória em São Paulo