Quando você está no jogo há três décadas, permanecer relevante é uma tarefa difícil. Os roqueiros grunge de Seattle, Pearl Jam, sabem disso muito bem. Desde seu primeiro álbum, “Ten”, mais de três décadas se passaram.
Ao longo de sua carreira, a banda sempre visou evoluir musicalmente, explorando uma variedade de estilos e influências. Desde o rock acústico de “Vs.” até o experimentalismo de “Yield” e “Binaural”, fica muito claro como o grupo busca se adaptar em diferentes lados do estilo.
O grupo também ganhou reconhecimento por seu compromisso com questões sociais e políticas, apoiando causas como o meio ambiente, os direitos humanos e a justiça social.
Diante de tantos projetos, surge a dúvida: qual é o melhor álbum do Pearl Jam? O vocalista Eddie Vedder tem a resposta!
Durante evento privado para fãs e convidados, realizado em Los Angeles, nos Estados Unidos, em fevereiro, o frontman deu o veredito: “Dark Matter”, álbum mais recente, disponibilizado nesta sexta-feira (19).
“Estamos neste momento de nossas vidas em que podemos escolher o que fazer, mas ainda nos preocupamos em lançar algo significativo. Algo que esperamos que seja o nosso melhor trabalho. Sem exageros, acho que ‘Dark Matter’ é o nosso melhor trabalho.”
Opinião dos outros integrantes
O colega de banda, o baixista Jeff Ament , foi igualmente efusivo sobre “Dark Matter”:
“O que Ed disse sobre nos colocar em alta neste momento eu concordo, sentimos que estávamos prestes a fazer um disco realmente importante. Aliás, muito disso tinha a ver com a atmosfera que o produtor Andrew Watt criou. Ele tem um conhecimento amplo da nossa história. Não só como banda e como escrevemos músicas, mas como músicos. Ele conseguia identificar coisas que fazíamos em músicas antigas a ponto de eu pensar: ‘Que diabos ele está falando?’.”
“Sua empolgação era contagiante”, acrescentou. “Ele é uma força. Só quero agradecer por nos manter no caminho certo. Não poderia estar mais orgulhoso de nós como banda. Sinto-me muito grato pelos fãs, mas principalmente pelos meus irmãos e por essas pessoas com quem fiz música.”
Agora com o lançamento de “Dark Matter”, a banda buscou destrinchar alguns temas mais emocionantes e pessoais dos integrantes. Musicalmente, o novo álbum é um dos materiais mais cativantes dos últimos anos.
Sobre Pearl Jam
Em suma, o Pearl Jam é uma das bandas mais icônicas e influentes surgidas no cenário do rock alternativo nos anos 90. Originária de Seattle, Washington, nos Estados Unidos, a banda foi formada em 1990 e rapidamente ganhou destaque. Com uma mistura de elementos de rock, grunge e punk, o Pearl Jam conquistou uma base de fãs dedicada em todo o mundo.
Uma das características distintivas do Pearl Jam, sem dúvida, é sua abordagem autêntica e apaixonada à música. Eles são conhecidos por se recusarem a seguir tendências comerciais da indústria da música, mantendo-se fiéis à sua visão artística e ideais. Ao longo de sua carreira, o Pearl Jam lançou uma série de álbuns aclamados pela crítica e pelo público, incluindo “Ten” (1991), “Vs.” (1993), “Vitalogy” (1994) e “Backspacer” (2009).