Ludwig Göransson, natural de Linköping, Suécia, é o nome por trás da magia do Blues presente em Pecadores, último lançamento de Ryan Coogler e sucesso nos cinemas de todo o mundo.
O compositor e produtor sueco é amplamente premiado por seus trabalhos que se estendem desde álbuns e EPs, até trilhas sonoras de filmes, séries e documentários. Conhecido por sua versatilidade, Göransson viaja por diversos gêneros musicais, como jazz sinfônico, rock, disco, R&B, soul, hip hop, entre muitos outros.
Na música, Ludwig já produziu para artistas renomados como Childish Gambino, Adele, Rihanna, Vince Staples, Alicia Keys e Rema. Nas séries, participou ou coordenou a produção musical de sucessos como Community, New Girl, Angie Tribeca e The Mandalorian.
Já nas telonas, conquistou prestígio global por obras como Fruitvale Station, Creed, Pantera Negra, Tenet, Oppenheimer, e mais recentemente, Pecadores.
Premiações de Ludwig Göransson
Com apenas 40 anos, o sueco já coleciona 120 nomeações e 41 prêmios oficiais, sendo os de maior destaque: quatro Grammys, dois Oscars, dois Emmys, um Globo de Ouro e um BAFTA. Listamos as obras responsáveis por cada premiação dessas:
Pantera Negra: um Oscar e um Grammy
Oppenheimer: um Oscar, um BAFTA, um Globo de Ouro e um Grammy
The Mandalorian: dois Emmys
Além de dois Grammys musicais, pela produção da música This is America, do rapper e ator Childish Gambino.
Ludwig Göransson e Ryan Coogler
Produtor e diretor, Göransson e Coogler trabalham juntos desde o início, enquanto estavam na faculdade. Desenvolveram juntos o curta Fig (2011), e assim deram início à uma longa lista de colaborações, incluindo Fruitvale Station, Creed, Pantera Negra e Pecadores.
Apesar do lançamento recente, a expectativa é que Pecadores dispute as premiações mais importantes do cinema, e já conta com excelentes avaliações da crítica, tanto no quesito direção, quanto no quesito trilha sonora. Portanto, a dupla segue fazendo muito sucesso.