PF recupera obra rara furtada da Mário de Andrade há 18 anos; outro exemplar está em exposição

A Polícia Federal recuperou nesta segunda-feira (17) uma das obras raras que haviam sido furtadas, em 2006, da Biblioteca Mário de Andrade, no Centro de São Paulo. Na época, a Polícia Civil prendeu um bibliotecário que estagiou no local, apontado como principal suspeito.

O livro “Souvenirs de Rio de Janeiro” é um dos primeiros conjuntos de gravuras sobre a cidade a chegar à Europa. A publicação ocorreu na década de 1830, quando o Rio era a capital do país, recém-independente de Portugal.

Conforme a Polícia Federal, a localização ocorreu graças a uma cooperação internacional entre a adidância da instituição no Reino Unido e a Polícia Metropolitana de Londres. Ainda de acordo com a PF, o objeto estava com um colecionador brasileiro, que o comprou legalmente em uma casa de leilões.

PF recupera obra rara furtada da Mário de Andrade há 18 anos; outro exemplar está em exposição

Depois de passar por perícia, a obra voltará a ficar à disposição da população. A Secretaria Municipal da Cultura aguarda contato da Polícia Federal. Mas, se ficou curioso para conhecer o álbum antes do retorno à Mário de Andrade, saiba que está disponível em outro lugar.

Outro exemplar dos “Souvenirs” faz parte da coleção da empresária Ema Klabin (1907-1994). Desde maio, a Casa Museu Ema Klabin (R. Portugal, 43) está com a exposição “Rio de Janeiro, XIX – XXI”, que contempla as gravuras.

São 12 imagens em água-tinta do pintor suíço Frédéric Salathé (1753-1858), a partir de nove desenhos do conterrâneo Johann Jacob Steinmann (1800-1844) e registros de outros pintores. Em destaque, a paisagem natural do Brasil. De fora, as tensões e conflitos internos.

Na exposição, em cartaz até 11 de agosto, o público poderá conferir também a “Série Disse-me-disse”, uma intervenção separada do artista PV Dias nas gravuras raras.

Aliás! Siga a Alpha FM para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da música, entretenimento e cultura.

spot_img

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados