Um dos eventos de moda mais aguardados começa a tomar forma para a sua edição de 2025. O Met Gala acontece anualmente no Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, e arrecada fundos para o museu. No próximo ano, ele acontecerá no dia 5 de maio, e os coanfitriões serão Colman Domingo, Lewis Hamilton, A$AP Rocky e o icônico cantor e produtor Pharrell Williams.
Além disso, Anna Wintour, editora-chefe da revista americana Vogue, segue na organização. Nesta edição, o anfitrião honorário será o jogador de basquete Lebron James. Aliás, o tema, que define as roupas usadas na noite, também foi escolhido. Em 2025, os convidados se vestirão a caráter no estilo “Superfine: Tailoring Black Style”, ou “Impecável: Moldando o Estilo Negro”, em português.
Ainda, pela primeira vez desde o início do evento em 1948, todos os coanfitriões da edição serão homens negros.
Vale destacar a participação de Pharrell Williams na mesa de anfitriões do Met Gala 2025. Além de ter produzido dezenas de hits em sua carreira e para outros artistas, o músico também é muito ligado com a moda. Isso porque, em 2023, Williams assumiu a direção artística da linha masculina da grife Louis Vitton.
A exposição do Met Gala 2025
A princípio, o baile de gala acompanha o lançamento da exposição que estará no museu. Ela, portanto, será inspirada no livro “Slaves to Fashion: Black Dandyism and the Styling of Black Diasporic Identity”, de Monica L. Miller, lançado em 2009. Assim, a própria autora será responsável pela curadoria, ao lado de Andrew Bolton. Ela também é professora e presidente de Estudos Africanos no Barnard College, da Universidade de Columbia.
Aliás, depois de mais de 20 anos, a exposição será exclusivamente focada na moda masculina. A última vez aconteceu em 2003, com o tema “Bravehearts: Men in Skirts”, ou “Corações Selvagens: Homens em Saias”.
Em 2025, a mostra exibirá pinturas, fotografias e roupas de homens negros. Além disso, ela irá explorar o Dandismo, movimento do início do século 18 e deve focar na influência negra nesse estilo, que incorpora estética de culturas africanas a roupas europeias.