Além de estar afastado dos holofotes, Phil Collins também permanece longe dos estúdios de gravação. “Testify”, o último álbum de inéditas lançado pelo artista, chegou a público em 2002. Já “Going Back”, o disco mais recente composto por releituras, saiu em 2010 – ou seja, há quase quinze anos. Desde então, nenhum outro material completo foi disponibilizado.
Os fãs nutriram esperança quando, em agosto do ano passado, o produtor e empresário Simon Napier-Bell publicou que o músico havia “acabado de renovar o seu estúdio”. “Com certeza, ouviremos música nova daqui a pouco”, escreveu à época.
Porém, Collins não pensa na possibilidade de criar um novo projeto musical. Em recente entrevista à revista Mojo, o eterno integrante do Genesis revelou que o seu estado de saúde mudou a sua relação com a música:
“Fico pensando que deveria descer até o estúdio e ver o que acontece. Mas já não tenho mais tanta vontade de fazer isso. A questão é que estive doente, muito doente…”
Phil Collins atualmente
Em 2007, Collins sofreu uma lesão na coluna, o que trouxe inúmeros impactos físicos, sobretudo em seus nervos das mãos. Inclusive, em março de 2022, o músico deu adeus ao palcos, após uma turnê final com o Genesis – na qual cantou sentado em uma cadeira.
Um documentário sobre o músico estreou em dezembro de 2024. Intitulada “Phil Collins: Drummer First”, a produção explora a sua trajetória como baterista. O próprio artista forneceu entrevistas para o filme, que foram gravadas em outubro de 2022.
Além disso, nomes como Chad Smith (Red Hot Chili Peppers), Mike Portnoy (Dream Theater), Matt Cameron (Pearl Jam) e Eloy Casagrande (Slipknot) concederam depoimentos para o longa-metragem, como publicado pela Ultimate Classic Rock. Diz a sinopse:
“Pela primeira vez em um filme, Phil nos leva a uma jornada por sua vida e carreira sob a perspectiva de um baterista. Desde seus primeiros dias na bateria até seu trabalho inovador com o Genesis e sua celebrada carreira solo. Então, passando pelo tempo com o grupo de jazz-fusion Brand X, a composição para ‘Tarzan’, da Disney, a formação de sua própria big band,. Por fim, abordando o momento que passou o bastão para o seu filho Nic durante as últimas turnês.”