“Pobres Criaturas” faz uma crítica ao lugar da mulher na sociedade

Um dos indicados na categoria “Melhor Filme” do Oscar 2024, “Pobres Criaturas” é uma experiência intensa para quem não está acostumado com os filmes de Yorgos Lanthimos. O diretor já havia firmado uma parceria com a atriz Emma Stone para  “A Favorita” (2018), e agora os dois retornaram para dar a vida à Bella Baxter.

O cenário principal do filme é uma Inglaterra vitoriana, no entanto, com um toque de surrealismo e fantástico. Todos os locais são extremamente coloridos, assim como os figurinos são extremamente espalhafatosos e imprevisíveis. Mas o que realmente ganha o espectador é a atuação de Emma Stone.

Falando um pouco da história, a premissa inicial é um cientista que realiza um transplante de cérebro em uma mulher que acabou de atentar suicídio. Ele insere o cérebro de um bebê, e por conta disso, Bella é uma jovem dama com habilidades motoras e sociais de uma criança.

Acompanhamos o desenvolvimento de Bella ao longo da história. Ela está prometida para um aprendiz de Godwin, e deve se casar em breve. No entanto, o que surpreende novamente é sua recusa em aceitar a vida que lhe é imposta. A jovem foge e se aventura com um homem boêmio interpretado por Mark Ruffalo.

Entretanto, o longa-metragem traz outra surpresa. Com a recusa de Duncan se comprometer, a protagonista decide se aventurar sozinha pelo mundo. Aos poucos, vamos conhecendo as melhores e as piores emoções atreladas à humanidade. Alegria ao comer um doce delicioso, tristeza ao ver a pobreza na qual algumas coisas são obrigadas a viver, e a raiva ao descobrir que foi enganada.

Pobres Criaturas e o Oscar

Ademais, a grande expectativa deste filme para a cerimônia do Oscar é a vitória de Emma Stone na categoria “Melhor Atriz”. Ela já angariou duas vitórias, no Critrics Choice Awards e no BAFTA, e concorre especialmente com Lily Gladstone por “Assasssinos da Lua das Flores”. O filme recebeu 9 indicações, no total, e concorre também em “Melhor Filme”, “Melhor Direção” e “Melhor Ator”.

Sobre Emma Stone

Emma Stone é uma das atrizes mais cotadas de Hollywood atualmente. Ela ganhou muito destaque com a sua atuação em “La La Land: Cantando as Estações”, no qual levou o Oscar de Melhor Atriz. Sua parceria com o Ryan Gosling já havia acontecido em “Amor a Toda Prova”, no qual eles fazem par romântico. Antes disso, ela ficou conhecida por interpretar Gwen Stacy em uma das séries de filmes sobre o Homem Aranha. Seu último grande trabalho foi “A Favorita”, também do diretor Yorgos Lanthimos. Aliás, falando de blockbusters, Emma interpretou a protagonista do filme “Cruella”, um live-action da Disney que teve uma boa recepção do público.

Leia também: Oscar: conheça algumas crianças que já ganharam ou foram indicadas

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados